Redação | 28 de outubro de 2025 - 18h20

Chef Paulo Machado leva gastronomia pantaneira a eventos em Nova York e Londres

Ceviche pantaneiro, chipa com doce de leite e releituras do arroz carreteiro serão apresentados ao público internacional

CULTURA E TURISMO
Chef Paulo Machado - (Foto: Lucas Possiede)

O chef sul-mato-grossense Paulo Machado, um dos maiores embaixadores da culinária regional, levará os sabores do Pantanal para dois dos principais palcos internacionais do turismo e da gastronomia nos próximos dias: Nova York e Londres.

Em Nova York, Machado participa da programação da Visit Brasil Gallery, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, com apresentações ao vivo de pratos típicos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e participação de representantes como Bruno Wendling e Roberto Klabin.

No evento, o Pantanal é o tema central da exposição, que reúne arte, documentários, rodas de conversa e apresentações culinárias. "Além de ingredientes artesanais, como o doce de leite do Recanto Ecológico Rio da Prata, levo técnicas regionais como a linguiça de Maracaju, o corte lampinado no arroz carreteiro e o modo pantaneiro de preparar peixe", explica Machado.

Pratos com elementos pantaneiros que serão apresentados pelo chef em eventos internaconais (Foto: André Spilborghs)

O chef também vai apresentar uma releitura do macarrão de comitiva e um drink feito com tereré. A programação ocorre na Detour Gallery e deve reunir até 150 pessoas por dia.

Presença confirmada na maior feira de turismo do mundo - No dia 5 de novembro, Paulo Machado estará em Londres na World Travel Market (WTM), a maior feira de viagens e turismo do planeta. Será sua terceira participação no evento, onde vai cozinhar ao vivo no estande do Brasil e apresentar pratos que representam o Pantanal sul-mato-grossense.

No cardápio, ceviche pantaneiro com chips de banana-da-terra e chipa com doce de leite. Além da apresentação culinária, Machado participará de um bate-papo sobre o projeto Brazil Food Safaris, iniciativa que já trouxe mais de 100 visitantes internacionais para vivenciar experiências gastronômicas no Mato Grosso do Sul.

"A gastronomia sul-mato-grossense está cada vez mais consolidada. As pessoas passaram a entender que nossa cozinha tem identidade própria, ligada ao Pantanal, às comitivas e à vida rural. É uma culinária com sotaque, história e autenticidade", afirma o chef.

Pratos com elementos pantaneiros que serão apresentados pelo chef em eventos internaconais (Foto: André Spilborghs)

Gastronomia como ferramenta de promoção turística - As participações internacionais de Paulo Machado reforçam o papel da gastronomia como ativo estratégico para a promoção do turismo e da cultura de Mato Grosso do Sul. O foco nos pratos regionais com ingredientes típicos ajuda a valorizar a identidade local e amplia a visibilidade do estado no cenário internacional.

Mais informações sobre os projetos do chef estão disponíveis no Instagram: @chefpaulomachado, @institutopaulomachado e @foodsafaris.

Chef Paulo Machado (Foto: André Spilborghs)