28 de outubro de 2025 - 16h45

Rivaldo critica reação de Vinícius Jr. em clássico, mas pede valorização do atacante pelo Real Madri

Pentacampeão condena atitude do brasileiro ao ser substituído por Xabi Alonso e defende conversa interna para evitar novos atritos

FUTEBOL INTERNACIONAL
Vini Jr. se revoltou ao ser substituído durante o clássico contra o Barcelona - Foto: Oscar del Pozo/AFP

A atitude de Vinícius Júnior ao ser substituído no clássico entre Real Madrid e Barcelona, no último domingo (26), pela La Liga, repercutiu mal dentro e fora da Espanha. O atacante brasileiro, que deixou o gramado visivelmente irritado, não sentou no banco de reservas e se dirigiu diretamente aos vestiários, atitude que não passou despercebida nem mesmo por grandes nomes do futebol brasileiro.

Em entrevista à casa de apostas Betfair, o pentacampeão mundial Rivaldo classificou a reação de Vinícius como equivocada. "A reação dele não foi correta. Se exaltou na hora e depois, quando fizeram a leitura labial, deu para ver que ele disse coisas que não devia. Mas dá para entender a frustração dele, estava jogando bem e participou do gol, isso sem dúvida deixa o jogador bravo na hora de ser substituído", declarou o ex-camisa 10 da seleção brasileira.

Substituição polêmica no meio do segundo tempo

O lance aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Real Madrid vencia o jogo por 2 a 1. Vinícius foi substituído por Rodrygo, decisão tomada por Xabi Alonso, técnico da equipe merengue. A troca gerou desconforto e foi registrada pelas câmeras de transmissão, que flagraram o brasileiro xingando ao deixar o campo. A situação se agravou após a leitura labial de suas palavras se espalhar pelas redes sociais e imprensa espanhola.

Treinador quis dar recado ao elenco, avalia Rivaldo

Na análise de Rivaldo, a decisão do técnico teve um caráter simbólico. “Às vezes o treinador quer mostrar que o grupo está acima de tudo, e acaba pegando mais pesado com o destaque do time para 'ganhar o elenco'. Mas o Vinícius é o atual melhor do mundo, e tanto o clube quanto o treinador precisam valorizá-lo”, avaliou.

Mesmo com as críticas à atitude impulsiva, o ex-jogador defendeu a importância de Vinícius no projeto esportivo do Real Madrid. “O Vinícius é um patrimônio do Real Madrid. Assim como o Mbappé, o Rodrygo e o Bellingham. Esses jogadores precisam estar em campo porque podem resolver o jogo a qualquer momento. O ideal agora é eles conversarem e deixarem isso para trás”, completou.

Toni Kroos sai em defesa de Vinícius

Quem também comentou o episódio foi Toni Kroos, ex-companheiro de Vinícius no Real Madrid. Em seu podcast Luppen TV, o alemão ponderou que a insatisfação do brasileiro é compreensível.

"Quando você faz uma partida excepcional, especialmente em um jogo como este, não fica feliz [ao ser substituído]. Eu também nunca gostei de ser substituído. Para ser justo, também nunca fui para o vestiário logo após ser substituído", disse Kroos, que apresenta o programa ao lado do irmão, Felix Kroos.

Foco volta ao campeonato

Apesar da repercussão do episódio, o Real Madrid mantém a liderança da La Liga e se prepara para encarar o Valencia no próximo sábado (2), às 17h (horário de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu.

O clube e o jogador ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido, mas nos bastidores, espera-se que a situação seja resolvida internamente, com diálogo e alinhamento entre o técnico e o camisa 7 merengue.