Museu Catavento inaugura exposição sobre astronautas com traje original da missão Apollo 16
Mostra 'Universo dos Astronautas' abre em 4 de novembro e traz ao Brasil peça histórica cedida pela NASA, além de itens usados no espaço
CIÊNCIAMuseu Catavento, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, inaugura no dia 4 de novembro a exposição "Universo dos Astronautas", que marca o início do "Ano do Universo", tema que vai nortear toda a programação do museu em 2026.
Entre os destaques, está uma peça histórica: o traje de treinamento original de Charles Duke, o 10º homem a pisar na Lua e integrante da missão Apollo 16. O item, cedido pela NASA e pelo Museu Cosmosphere, chega pela primeira vez ao Brasil. "É um marco para o Catavento, que promove ciência e conhecimento. Vamos receber uma das peças mais importantes da história da exploração espacial", afirmou o curador Rafael Reisman.
A mostra, realizada em parceria com o Museu Space Adventure, ocupa 300 metros quadrados e reúne cerca de 100 objetos e 50 fotografias feitas no espaço. Entre os itens, há câmeras, utensílios usados em missões espaciais e até o chapéu de Santos Dumont, que orbitou a Terra em 2006.
A abertura contará com a primeira visita ao Brasil da Associação de Exploradores do Espaço, que reúne astronautas de 20 países. Eles deixarão suas assinaturas em um painel que será incorporado ao acervo do museu.
Com cenografia imersiva, os visitantes poderão caminhar por uma réplica do solo lunar, tocar um fragmento de meteorito de 6 mil anos e conhecer curiosidades sobre a vida fora da Terra incluindo como astronautas dormem, se alimentam e lidam com a gravidade zero.