Toni Kroos defende Vinicius Júnior após polêmica em clássico contra o Barcelona
Alemão minimiza reação do brasileiro ao ser substituído e diz que emoção em campo não pode ser julgada de fora
ESPORTECompanheiro de Vinicius Júnior por seis temporadas no Real Madrid, o ex-meia Toni Kroos saiu em defesa do brasileiro após a polêmica substituição no clássico contra o Barcelona, no último domingo (26), pelo Campeonato Espanhol. O camisa 7 merengue demonstrou irritação ao ser retirado de campo por Xabi Alonso e chegou a ir diretamente para o vestiário, atitude que gerou críticas e questionamentos na imprensa e entre torcedores.
Em seu podcast Luppen TV, que apresenta com o irmão Felix Kroos, o campeão mundial de 2014 disse compreender a frustração de Vini Jr. e minimizou o episódio. "Quando você faz uma partida excepcional, especialmente em um jogo como este, você não fica feliz ao ser substituído. Eu também nunca gostei de ser substituído. Para ser justo, também nunca fui para o vestiário logo após ser substituído", afirmou Kroos.
O ex-jogador destacou a intensidade emocional de um clássico. "É sempre possível julgar de fora. Mas gosto de levar em conta que aqueles que estão lá em campo, diante de 80 mil espectadores e com o placar em 2 a 1, desejam tudo menos sair. Ninguém pode julgar essa emoção se não estiver lá", comentou.
Aos 26 minutos do segundo tempo, com o placar já favorável ao Real por 2 a 1, Vini Jr. foi substituído e se revoltou no banco. Pelas câmeras de TV, foi possível ver o atacante dizendo: "Vou embora do time. Eu vou, é melhor eu ir." Após a saída de campo, dirigiu-se ao vestiário e só retornou ao gramado cerca de cinco minutos depois.
O técnico Xabi Alonso não deu detalhes sobre a situação: "Fico com muitas coisas positivas da partida, e muitas coisas do Vini também. Nós falaremos sobre isso, é claro, mas não quero perder o foco do que é realmente importante", limitou-se a dizer.
Kroos afirmou que o episódio não deve causar alarde na comissão técnica: "Já passei por isso muitas vezes, por isso nem sempre é preciso levar tudo tão a sério. Os treinadores também não costumam fazer isso. Especialmente aqueles que foram jogadores", completou.
Na temporada 2025/26, Vinicius Júnior soma cinco gols e quatro assistências em 13 jogos — sendo titular em dez e substituído em sete ocasiões. A vitória sobre o Barcelona manteve o Real Madrid na liderança da LaLiga com 27 pontos, cinco à frente dos catalães. O próximo compromisso da equipe é neste sábado (1º), contra o Valencia, no Santiago Bernabéu.