Auxílio Gás paga famílias com NIS final 7 nesta terça-feira
Pagamento segue calendário do Bolsa Família e benefício será substituído por novo programa até 2026
ASSISTÊNCIA SOCIALFamílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 7 recebem nesta terça-feira (28) o pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás, referente ao mês de outubro. O repasse segue o cronograma do Bolsa Família, com depósitos escalonados até o dia 31 de outubro, quando será a vez dos beneficiários com NIS final 0.
O programa, criado para garantir o acesso ao gás de cozinha a famílias em situação de vulnerabilidade, está previsto para funcionar até o fim de 2026. Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou pouco mais de R$ 542 milhões para cobrir o benefício de 5,01 milhões de lares.
Quem tem direito
O Auxílio Gás é destinado apenas a quem está inscrito no CadÚnico e possui pelo menos um integrante da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que criou o programa também estabelece prioridade para mulheres responsáveis pelo domicílio, com atenção especial para aquelas vítimas de violência doméstica.
Desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em dezembro de 2022, o valor pago corresponde a 100% da média nacional do botijão de 13 quilos. O benefício é repassado a cada dois meses.
Novo modelo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que promete substituir progressivamente o Auxílio Gás até sua extinção. A nova proposta muda a lógica do benefício: em vez de repassar o valor em dinheiro, as famílias receberão diretamente a recarga do botijão de gás em revendedoras autorizadas.
O Gás do Povo tem como objetivo ampliar o alcance da política pública, triplicando o número de beneficiados e chegando a cerca de 15 milhões de famílias. A transição será feita de forma gradual.