PND 2025: saiba o que levar para a prova deste domingo
Avaliação criada pelo MEC será aplicada em 750 cidades e vai medir a formação e o nível de conhecimento de futuros professores das licenciaturas
EDUCAÇÃOMais de 1,08 milhão de candidatos participam neste domingo (26) da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em 750 cidades de todas as regiões do país. O exame, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino.
A lista completa de municípios está disponível no Portal do Inep.
Os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site do Sistema PND, utilizando o login da plataforma Gov.br. O documento informa o número de inscrição, data, horário e local da prova, além de indicar se o participante terá tratamento pelo nome social ou atendimento especializado, como no caso de pessoas com deficiência, gestantes, lactantes ou idosos.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da prova. Ele não pode ser utilizado para anotações nem permanecer sobre a mesa durante o exame.
Documentos e materiais obrigatórios
A identificação com documento original com foto é obrigatória. Serão aceitos documentos físicos (como RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho) e digitais (CNH Digital, RG Digital e e-Título), desde que acessados pelos aplicativos oficiais — o uso de fotos do documento na galeria do celular não será permitido.
O candidato deve levar caneta esferográfica preta de material transparente, sendo recomendado levar uma caneta reserva. Itens como caneta azul, lápis, borracha e papéis de anotações não podem permanecer na mesa durante o exame.
Regras sobre eletrônicos e acessórios
De acordo com o edital, celulares, relógios e dispositivos eletrônicos deverão permanecer desligados e lacrados no envelope porta-objetos, que deve ser guardado embaixo da cadeira até a saída definitiva do local. O uso ou manuseio desses equipamentos durante a prova implicará eliminação imediata.
Também é proibido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros.
Horário da prova
A PND será aplicada em todo o país no horário de Brasília, com o seguinte cronograma:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término: 19h
Os candidatos devem permanecer na sala por no mínimo duas horas após o início do exame. A duração total será de cinco horas e trinta minutos.
Estrutura do exame
A prova da PND segue a mesma matriz teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, com duas partes:
- Formação geral – 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente.
- Componente específico – 50 questões de múltipla escolha relacionadas à área de licenciatura escolhida.
As 17 áreas avaliadas são: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (português, inglês e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.