24 de outubro de 2025 - 17h05

Alckmin inaugura ZPE em Cáceres e destaca potencial para impulsionar exportações e agroindústria

Com R$ 51,3 milhões em investimentos, nova Zona de Processamento de Exportação integra rota estratégica da América do Sul

ECONOMIA
Geraldo Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação em Cáceres, no Mato Grosso, voltada à produção para exportação - Foto: Mayke Toscano/assessoria

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), inaugurou nesta sexta-feira, 24, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, no Mato Grosso. Com 240 hectares e investimentos de R$ 51,3 milhões em infraestrutura, a nova ZPE promete atrair empresas voltadas à exportação e fortalecer a industrialização do agronegócio na região.

Localizada na fronteira com a Bolívia e integrada à Rota do Quadrante Rondon — parte do programa federal de Integração Sul-Americana —, a unidade é a quarta do tipo em operação no Brasil. As outras estão em Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI).

“Os setores que exportam, estando numa ZPE, têm uma facilidade, um ganho econômico que ajuda no processo da exportação. E nós estamos aqui quase na fronteira, então é extremamente importante”, afirmou Alckmin durante a cerimônia.

Incentivos fiscais e atração de investimentos - As ZPEs são áreas de livre comércio voltadas à produção de bens para exportação. Empresas instaladas nesses polos têm isenção ou alíquota zero de tributos sobre insumos e matérias-primas, desde que o produto final seja exportado. Caso a produção seja direcionada ao mercado interno, os tributos são cobrados normalmente.

Segundo Alckmin, a nova ZPE deve impulsionar a instalação de agroindústrias em Cáceres, município com uma extensão territorial 12 vezes maior que a cidade de São Paulo. “Se eu sou campeão na agropecuária, eu vou agregar valor para poder gerar mais emprego e melhorar a renda”, defendeu.

A TRC Agroflorestal, que atua na produção de placas de madeira e teca, já é a primeira empresa a operar na ZPE.

Além dos incentivos fiscais, a localização estratégica da ZPE de Cáceres coloca o polo em uma posição privilegiada para o comércio internacional. A região está inserida na rota do Quadrante Rondon, parte da estratégia brasileira de integração logística com países vizinhos e mercados asiáticos.

A iniciativa do governo federal busca modernizar a infraestrutura logística nacional, conectando modais de transporte por rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. O objetivo é reduzir custos, aumentar a competitividade e facilitar a circulação de produtos.

Hidrovia Paraguai-Paraná como prioridade - Durante o evento, Alckmin também destacou a importância da Hidrovia Paraguai-Paraná para a região. O trecho entre Cáceres e Corumbá (MS) está na mira do governo federal para investimentos em dragagem e melhorias de calado.

“Esse é o trecho que precisa ter o investimento. Nós precisamos ter eficiência econômica, reduzir custos, melhorar a logística e integrar modais. Essa hidrovia é essencial”, afirmou.

O presidente em exercício informou que irá conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para viabilizar a retomada das obras no trecho brasileiro da hidrovia, que é parte de uma rota fluvial internacional ligando cinco países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.