Palmeiras leva 3 a 0 da LDU em Quito e se complica na semifinal da Libertadores
Time de Abel Ferreira precisa de goleada no Allianz Parque para seguir sonhando com título continental
LIBERTADORESEm noite de atuação abaixo da crítica, o Palmeiras foi derrotado por 3 a 0 pela LDU no jogo de ida das semifinais da Libertadores da América, nesta quarta-feira (22), na altitude de Quito, no Equador. O resultado complica o caminho do Verdão rumo à grande decisão continental e exigirá um milagre no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (30), no Allianz Parque, em São Paulo.
O time paulista precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar no tempo normal. Um placar de 3 a 0 a favor do Palmeiras leva a decisão para os pênaltis. A LDU, por sua vez, pode perder por até dois gols de diferença que garante a vaga na final.
Com uma estratégia equivocada do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras entrou em campo desorganizado, cometendo faltas duras, errando passes e dando espaços excessivos à equipe adversária. A LDU explorou o lado esquerdo do ataque repetidamente, aproveitando a má atuação de Khellven, e encontrou o caminho do gol cedo.
O primeiro tento saiu aos 16 minutos com Villamil. Aos 27, Alzugaray ampliou em cobrança de pênalti após toque de mão de Andreas Pereira. Já nos acréscimos da primeira etapa, Villamil voltou a marcar após jogada individual de Bryan Ramírez, fechando o placar ainda no intervalo: 3 a 0.
Na volta do segundo tempo, Abel tentou ajustar a equipe com as entradas de Giay e Ramón Sosa, além de tentar retomar a estratégia da “dobra de laterais”, apostando em Piquerez e Jefté. O time melhorou em campo, mas não conseguiu transformar a posse de bola em chances claras de gol.
O Palmeiras investiu na bola aérea, mas sem sucesso. Sosa teve a melhor oportunidade, cara a cara com o goleiro, mas parou em Domínguez, que fez grande defesa. Nos minutos finais, a LDU teve Bryan Ramírez expulso com ajuda do VAR, o que deu sobrevida ao Verdão. Ainda assim, nem mesmo o lance de cabeça de Flaco López no último minuto conseguiu alterar o placar.
O Palmeiras agora precisa se recompor rapidamente. O time volta a campo no domingo (26), às 20h30, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. A LDU, por sua vez, não joga no fim de semana e chega descansada para o duelo decisivo em São Paulo, marcado para quinta-feira (30), às 21h30.
A pressão sobre Abel Ferreira aumenta, e o técnico português terá a missão de reinventar o time em poucos dias, com foco em reverter um dos placares mais duros da era sob seu comando.
Ficha técnica
LDU 3 x 0 Palmeiras
Estádio Casa Blanca, Quito (Equador)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Gols
Villamil (LDU), aos 16 e 47 minutos do 1º tempo
Alzugaray (LDU), aos 27 do 1º tempo (pênalti)
Cartões
Gruezo, Mina, Alzugaray, Quiñónez (LDU); Andreas Pereira e Flaco López (Palmeiras)
Bryan Ramírez (LDU)