Assembleia Legislativa realiza sessão solene para entrega de honrarias em Mato Grosso do Sul
Evento ocorre nesta quarta-feira (29) e homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado
AGÊNCIA DE NOTÍCIASA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, na próxima quarta-feira, 29 de maio, a partir das 19h, a Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo. A cerimônia acontece no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Proposto pelo deputado e presidente da Casa, Gerson Claro (PP), o evento integra o calendário oficial da ALEMS e reconhecerá cerca de 134 personalidades que tiveram papel relevante no desenvolvimento social, econômico e institucional de Mato Grosso do Sul.
O Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense é destinado a pessoas nascidas fora do Estado, mas que impactaram positivamente a vida da população sul-mato-grossense. Já a Comenda do Mérito Legislativo também pode ser concedida a cidadãos naturais de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento a serviços prestados de destaque.
A Comenda é composta por uma medalha de lapela cunhada com a imagem do Palácio Guaicurus — sede do Poder Legislativo estadual — e firmada com uma fita nas cores da bandeira do Estado: azul, branco e verde.
De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, cada deputado estadual pode indicar uma pessoa por sessão solene para receber cada uma das honrarias. Ao todo, são permitidas até duas sessões solenes por ano com essa finalidade.
O evento contará com cobertura da Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS e será transmitido ao vivo pela TV ALEMS (canais 7.2 aberto e 9 da NET), pela Rádio ALEMS (FM 105.5), além do portal oficial da Assembleia, YouTube e Facebook.
Profissionais de imprensa, assessorias de comunicação dos parlamentares e demais autoridades devem estar devidamente identificados com crachá funcional. O traje exigido para jornalistas é passeio completo, enquanto as equipes técnicas devem trajar uniforme profissional e colete de identificação.
Por questões de organização, o uso de tripés e monopés na área próxima ao palco não será permitido. O acesso de profissionais de imagem será controlado pela Diretoria de Segurança e Polícia Legislativa, em conjunto com a Diretoria de Cerimonial. A SCI disponibilizará fotos e vídeos oficiais do evento para a imprensa e assessorias.