Mercedes-Benz leva solução de biocombustível à COP30 com promessa de reduzir 65% das emissões
Caminhão e ônibus movidos a BeVant percorrem 4 mil km até Belém para apresentar resultados ao governo e à ONU
TECNOLOGIA VERDEA Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira, 23, que apresentará na COP30 uma solução de biocombustível que promete reduzir em até 65% as emissões de carbono no transporte rodoviário. O biocombustível BeVant, produzido pela Be8, está sendo testado em um caminhão e um ônibus da montadora em uma viagem de mais de 4 mil km até Belém (PA), sede da conferência do clima da ONU em 2025.
A tecnologia utiliza matérias-primas como óleos vegetais, gorduras animais e óleos reciclados, podendo ser usada em sua forma 100% pura. O comparativo está sendo feito com veículos abastecidos com B15 — diesel com 15% de biodiesel, já disponível nos postos.
Redução expressiva de emissões - No trecho entre Passo Fundo (RS) e São Bernardo do Campo (SP), onde fica a fábrica da montadora, os primeiros dados apontaram uma redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa no ciclo “tanque à roda”, que considera apenas a queima do combustível. Já na análise “do poço à roda” — que engloba desde a produção até o consumo — a redução foi de 65%, mesmo em comparação com um combustível já parcialmente renovável.
A expectativa é que, ao final do trajeto, com passagem por nove estados e mais de 4 mil km rodados, a Mercedes-Benz tenha um levantamento completo das emissões. Os dados serão entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, em uma apresentação marcada para o dia 30 de outubro.
Soluções integradas para o futuro - Para Luiz Carlos Moraes, diretor de relações institucionais e comunicação da Mercedes-Benz, o Brasil está em posição favorável na transição energética por conta dos biocombustíveis. “Todas as rotas tecnológicas são parte da solução para a descarbonização”, afirmou. Segundo ele, enquanto a Europa aposta na eletrificação, o Brasil pode avançar com combustíveis renováveis já disponíveis.
A ação faz parte da estratégia da montadora de defender soluções múltiplas para substituir os combustíveis fósseis no transporte. “O Brasil está em situação extremamente confortável nessa transição”, reforçou Moraes.
Durante a jornada até a COP30, os veículos da Mercedes-Benz também transportam 20 toneladas de alimentos que serão doados a comunidades carentes em Belém, unindo inovação tecnológica e ação social.