Projeto de Pedro Kemp propõe proibir tráfego de caminhões no Parque dos Poderes em Campo Grande
Proposta apresentada pelo deputado Pedro Kemp quer restringir o tráfego de veículos pesados em área usada para lazer e preservação ambiental em Campo Grande
PROJETO DE LEIO deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta quarta-feira (22) um Projeto de Lei que propõe a proibição do tráfego de caminhões pesados na região do Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS). A iniciativa atende a pedidos de frequentadores e visa proteger tanto os usuários das vias quanto a fauna e flora do local, que é uma área de preservação ambiental e de lazer da população.
A proposta restringe a circulação de veículos com cinco eixos ou mais — como bitrens, rodotrens, caminhões canavieiros e outros modelos semelhantes — nas avenidas que cruzam o parque: Poeta, Desembargador José Nunes da Cunha, Waldir dos Santos Pereira, André Junqueiras Fortes, Marcelo de Castro Fontes Junior e Dr. Fadel Tajher Iunes.
Segundo Kemp, além dos danos ao asfalto e riscos à segurança, o trânsito intenso de veículos pesados interfere no uso diário do parque, especialmente nos fins de semana, quando o local é fechado para atividades como caminhadas, ciclismo e lazer em família.
“Esse projeto nasceu da demanda da própria comunidade. Recentemente, um caminhão carregado de carne tombou ao fazer uma rotatória na região. O motorista sofreu apenas ferimentos leves, mas poderia ter causado um acidente grave com as pessoas ou com animais silvestres”, afirmou o parlamentar.
A área do Parque dos Poderes é considerada uma zona de preservação ambiental, com mais de 2,4 milhões de metros quadrados de mata nativa, localizada no bairro Veraneio. O local abriga órgãos públicos estaduais e é cercado por bairros em expansão imobiliária, como Jardim Veraneio e Chácara dos Poderes. Essa urbanização acelerada contribuiu para o aumento expressivo do tráfego de caminhões, muitos deles a serviço de obras em andamento nos arredores.
Apesar da proibição proposta, o PL prevê exceções para caminhões que prestem serviços essenciais, como coleta de lixo, manutenção pública e abastecimento de órgãos estatais, desde que em horários autorizados. Veículos destinados a obras dentro do parque também poderão circular, desde que com autorização prévia.
Kemp, que já é autor da lei que criou a proteção ao Parque Estadual do Prosa, destaca que a proposta visa equilibrar desenvolvimento urbano e proteção ambiental. “É importante garantir que o crescimento da cidade aconteça sem comprometer espaços fundamentais para a qualidade de vida da população e para a preservação da natureza”, disse.
O governador do Estado, por meio de regulamentação, pode restringir o acesso de veículos à área, uma vez que o Parque dos Poderes está sob jurisdição estadual. O projeto destaca ainda que o tráfego de caminhões pode ser redirecionado para a BR-163, que contorna a região e oferece alternativa viária para os empreendimentos nos bairros vizinhos.
Se aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.