Gestão integrada e foco local marcam congresso que reforça o municipalismo em Mato Grosso do Sul
Evento reúne autoridades e líderes para debater eficiência em saúde, educação e assistência social nos municípios do Estado
Com o objetivo de reforçar o municipalismo e melhorar a gestão pública nos municípios, o Governo de Mato Grosso do Sul participa ativamente do 3º Congresso dos Municípios, realizado em Campo Grande, no Bosque Expo. O evento, que começou nesta segunda-feira (21) e segue até quarta (23), reúne gestores, prefeitos, lideranças políticas e especialistas em economia, inovação e políticas públicas.
Com o tema ‘Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de Mato Grosso do Sul’, o congresso se consolida como um dos maiores encontros municipalistas do Estado. O foco é o fortalecimento da relação entre Estado e municípios, com destaque para práticas integradas que promovam a redução das desigualdades regionais.
O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (22) com uma palestra sobre ‘Desenvolvimento e Gestão Pública’ e destacou o papel estratégico do municipalismo dentro das políticas estaduais. “Estamos tratando o municipalismo como uma política de Estado, algo que se incorpora à cultura da gestão pública e que veio para ficar. Quem ganha com isso é a sociedade”, afirmou.
Riedel também participou da entrega dos acordos municipais de gestão do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae. Segundo o governador, essa aproximação entre os entes públicos é fundamental para transformar resultados em ações concretas. “É uma relação madura e formal entre Estado e municípios, que tem como foco central a política pública em diferentes áreas”, completou.
Além do governador, o evento contou com a participação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira. Ambos abordaram o tema ‘Parcerias e políticas públicas’ em uma das palestras do congresso.
A assinatura formal do convênio entre o Governo do Estado e o Sebrae também teve a presença do superintendente da entidade, Claudio George Mendonça, e do presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, além de outros prefeitos e lideranças regionais.
Para o Governo do Estado, o congresso reforça o compromisso com uma gestão descentralizada e integrada. O evento é um espaço importante para que os municípios compartilhem experiências e fortaleçam parcerias que tenham impacto direto na população.
Ao aderir ao programa Cidade Empreendedora, Mato Grosso do Sul amplia o alcance das ações estruturantes em diversas regiões do Estado. A participação ativa dos prefeitos na implementação das medidas propostas é essencial para o sucesso do programa e para a construção de uma gestão pública mais eficiente e equilibrada.
As discussões do congresso reafirmam que a atuação conjunta entre Estado e municípios é um caminho eficaz para enfrentar os desafios sociais e econômicos, com foco na melhoria dos serviços públicos e na redução das desigualdades.