Djailson de Souza toma posse como novo desembargador do TJMS após 35 anos de magistratura
Promovido por antiguidade, magistrado natural de Bataguassu assume cadeira no segundo grau com trajetória marcada por dedicação e origem humilde.
POSSEO juiz Djailson de Souza tomou posse, na tarde desta terça-feira (21), como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A cerimônia aconteceu no gabinete da Presidência do Tribunal e marcou o ápice de uma carreira de mais de 35 anos dedicados à magistratura. A promoção foi concedida por antiguidade, em sessão do Órgão Especial do TJMS realizada no último dia 1º de outubro.
Visivelmente emocionado, o novo desembargador destacou, em seu discurso, sua origem humilde e a importância da família e de seus mentores na construção de sua carreira. “Para quem vem de origem humilde, filho de lavradores, é um ciclo que se completa. Este momento é a coroação de uma trajetória marcada pela dedicação e pelo comprometimento com a Justiça”, afirmou, logo após assinar o termo de posse.
Natural de Bataguassu, Djailson começou sua trajetória forense ainda jovem, como datilógrafo, depois atuou em cartórios e se formou em Direito em 1983. Trabalhou como advogado e professor antes de ingressar na magistratura sul-mato-grossense em 1990. Passou por diversas comarcas, com destaque para as Varas da Infância e Juventude de Sete Quedas, a 1ª Vara Cível de Corumbá e a Vara do Juizado Especial de Trânsito, em Campo Grande, onde atuou por mais de uma década.
O presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, elogiou a trajetória e o perfil do novo colega: “Ele chega num momento muito importante do Tribunal, com serenidade, equilíbrio e uma vasta experiência acumulada ao longo dos anos.”
A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e diversas autoridades do Judiciário, incluindo o vice-presidente do TJMS, Des. Eduardo Machado Rocha, o corregedor-geral de Justiça, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, e o presidente da Amamsul, juiz Mário José Esbalqueiro Júnior.
Ao final do evento, Djailson reforçou seu compromisso com decisões justas e embasadas: “Examinarei cada processo com o cuidado e serenidade que a Justiça exige. Essa será minha diretriz no segundo grau de jurisdição.”