Festival de Ballet 'O Reino das Águas' leva encanto e inclusão ao Teatro Glauce Rocha
Apresentações acontecem de 27 a 29 de outubro e celebram o trabalho da Oficina Pública de Ballet, projeto da Funesp que transforma vidas por meio da dança
CAPITALPrefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), realiza entre os dias 27 e 29 de outubro, sempre às 19h, no Teatro Glauce Rocha (UFMS), o Festival de Ballet “O Reino das Águas – Fundo do Mar”.
O espetáculo marca o encerramento das atividades de 2024 do Projeto Oficina Pública de Ballet, que há sete anos vem promovendo inclusão, formação artística e desenvolvimento social por meio da dança.
Criado em 2017, o projeto oferece aulas gratuitas de ballet para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, atendendo atualmente cerca de 380 alunos. As oficinas acontecem em três núcleos e cinco subnúcleos distribuídos em várias regiões da Capital, incluindo o Centro Olímpico Vila Nasser, Parque Ayrton Senna, Parque Jacques da Luz, Instituto Misericordes, Instituto Meimei, Associação de Moradores do Jardim Bonança, Associação de Moradores do Coophatrabalho e CRAS Valéria Lopes da Silva.
As turmas são conduzidas por professores de Educação Física especializados em dança, alguns deles atuando desde o início do projeto — um reflexo do comprometimento da Funesp com a continuidade e a valorização cultural.
Com o tema “O Reino das Águas – Fundo do Mar”, o festival vai transformar o palco do Teatro Glauce Rocha em um mergulho artístico no universo aquático. O evento representa um ano de aprendizado, dedicação e descobertas, com apresentações diferentes a cada noite, protagonizadas pelos alunos de cada núcleo.
O festival também contará com participações especiais da Escola Pantanal em Dança, do Núcleo de Dança do Colégio Oswaldo Tognini e do Projeto de Dança Ballet Marcos André, ampliando ainda mais o brilho das apresentações.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a importância do projeto como instrumento de transformação social.
“A Oficina Pública de Ballet é um exemplo de inclusão e valorização da arte. Proporcionamos às crianças e adolescentes o acesso gratuito à dança e à formação cultural, fortalecendo o vínculo com a comunidade e incentivando o desenvolvimento humano por meio da arte”, afirmou.
O evento conta com o apoio do Comércio de Suco Prat’s e da Diretoria de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da UFMS, que cedeu o Teatro Glauce Rocha para as apresentações. O espaço permitirá que os alunos vivenciem a experiência de se apresentar em um palco profissional, enquanto o público poderá prestigiar um dos espetáculos de dança mais encantadores do ano.
Programação:
- 27/10 (segunda-feira) – Centro Olímpico Vila Nasser e Parque Ayrton Senna
- 28/10 (terça-feira) – Instituto Misericordes, Jardim Bonança, Coophatrabalho e CRAS Valéria Lopes da Silva
- 29/10 (quarta-feira) – Parque Jacques da Luz