Redação E+ | 21 de outubro de 2025 - 09h25

Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são os famosos mais influentes do Brasil; confira o ranking

Levantamento do Ipsos revela as personalidades que mais impactam comportamentos e opiniões no país

CELEBRIDADES
Fernanda Montenegro e Lázaro Ramos encabeçam ranking de celebridades mais influentes no Brasil - Foto: Antonio Netto e Rafael Reis/Guilherme Pires/Divulgação

O ator Lázaro Ramos e a atriz Fernanda Montenegro lideram a lista das celebridades mais influentes do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (21), avaliou quais personalidades mais influenciam comportamentos, decisões e opiniões públicas no País.

Em terceiro lugar aparece a apresentadora Astrid Fontenelle, seguida por Érika Januza, Carlos Tramontina, Xuxa Meneghel e Ivete Sangalo, que completam o topo do ranking.

De acordo com a Ipsos, o estudo buscou identificar quais figuras públicas são percebidas como fontes de credibilidade e exercem maior poder de influência sobre o público brasileiro.

Além de artistas e comunicadores tradicionais, a pesquisa também analisou influenciadores digitais que conquistaram a confiança do público.
Os cinco primeiros colocados neste segmento foram:

Pela primeira vez, o levantamento também incluiu figuras criadas por inteligência artificial entre as personalidades avaliadas. Na disputa, a Lu, do Magalu, saiu na frente, obtendo pontuação de 119 no quesito credibilidade. Ela superou outras figuras digitais, como a “apresentadora” Marisa do Maiô.

Geração Z 

A pesquisa também trouxe um recorte geracional, focando nos representantes da geração Z (nascidos entre 1997 e 2012). Entre os jovens, Larissa Manoela foi apontada como a figura mais influente.

Na sequência aparecem Érika Januza, Xuxa, Lázaro Ramos e a dupla sertaneja Jorge & Mateus.

Como o estudo foi feito

O levantamento foi realizado on-line com 2.500 entrevistados de todas as regiões do Brasil, entre 28 de agosto e 7 de setembro, e contemplou participantes das classes A, B e C.

A Ipsos avaliou o poder de influência das personalidades com base em cinco fatores principais: