Encontro entre Lula e Trump pode acontecer na Malásia
Reunião entre líderes depende de ajustes na agenda presidencial; Brasil também negocia outros encontros bilaterais
SERÁ QUE AGORA VAI?Encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump pode acontecer na próxima semana, durante a Cúpula da Asean, marcada para o dia 26, em Kuala Lumpur, capital da Malásia. A reunião ainda não está confirmada, mas o Brasil está reservando espaço na agenda presidencial para um possível diálogo com o líder norte-americano.
Como o fuso horário entre Brasília e Kuala Lumpur é de 10 horas, o encontro pode ocorrer ainda na madrugada ou no início da manhã (horário de Brasília).
De acordo com o embaixador Everton Frask Lucero, diretor do departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, o governo brasileiro mantém margens na programação de Lula para encaixar bilaterais — inclusive com Trump. “Há janelas e é possível acomodar a programação”, explicou o diplomata, destacando que o país também está avaliando outros pedidos de reuniões com chefes de Estado.
Por ora, o único compromisso bilateral confirmado é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
Lula estará em viagem oficial entre os dias 24 e 28 de outubro, com passagens pela Indonésia e pela própria Malásia. Além de realizar visitas de Estado, o presidente será o primeiro brasileiro a participar da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático.