Mutirão de renegociação de dívidas em novembro reúne mais de 160 bancos
Consumidores com parcelas atrasadas poderão negociar dívidas com descontos, juros reduzidos e parcelamentos facilitados
ECONOMIAAo longo de novembro, mais de 160 instituições financeiras participam de um mutirão nacional de renegociação de dívidas, promovido pela Febraban em parceria com o Banco Central, Senacon e Procons.
A ação permite que consumidores com parcelas em atraso negociem condições especiais, incluindo parcelamento, desconto no valor total e redução de juros em créditos refinanciados. Cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados e outras modalidades em atraso podem ser incluídos, desde que não tenham bens dados em garantia ou dívidas prescritas.
As renegociações podem ser feitas diretamente com os bancos participantes ou pelo portal ConsumidorGovBr. Nos Procons que aderirem, também será possível receber atendimento presencial. Para pessoas superendividadas, é exigido um plano de pagamento detalhado.
O mutirão acontece em meio a uma fase de alto endividamento das famílias brasileiras. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela CNC, a inadimplência atingiu 30,5% das famílias em setembro, o maior índice desde 2010.