Carlos Guilherme | 20 de outubro de 2025 - 09h30

Insted lança curso para explicar impacto da reforma tributária que começa em 2026

Com aulas online e presenciais, formação foca nas novas regras fiscais e nos desafios para empresas e profissionais

EDUCAÇÃO
Desembargador Ary Raghiant Neto é o coordenador do curso - (Foto: Arquivo)

Prevista para começar no início de 2026, a reforma tributária já movimenta profissionais e instituições de ensino. Para ajudar na compreensão das novas regras fiscais, a Faculdade Insted, em Campo Grande, promove a partir de hoje (20) o curso “Entendendo a Reforma Tributária”.

Com duração de 12 horas, a formação será oferecida nos formatos presencial e online, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da instituição.

O curso é voltado a empresários, gestores públicos e privados, advogados, contadores e demais interessados em compreender os impactos das mudanças. A coordenação é do desembargador do TJ/MS e especialista em Direito Tributário, Ary Raghiant Neto.

“Vamos tratar dos principais pontos da Emenda Constitucional 132/23, da nova Lei Complementar 214/25 e do Projeto de Lei 108, que ainda está em tramitação. A ideia é mergulhar de forma prática no novo sistema que vem aí”, explica Raghiant.

Além da teoria, o curso busca oferecer ferramentas práticas para lidar com a transição. Segundo Alexandre Raslan, coordenador das pós-graduações jurídicas da Insted, a reforma exige atenção não apenas por sua dimensão, mas também pela complexidade.

“Essa não é uma mudança simples. Vai haver um período de transição considerável, e muitos setores vão sentir impactos diretos. Nosso foco é preparar os participantes para identificar riscos e oportunidades nesse novo cenário”, ressalta Raslan.

Tópicos que serão abordados no curso:

Aspectos gerais da reforma tributária

Papel do Comitê Gestor no novo sistema

Mudanças no IBS e na CBS

Formas de pagamento, cashback, apuração de créditos e Simples Nacional

Aplicação do Imposto Seletivo

Regimes diferenciados de tributação

Impacto da reforma no agronegócio

Contencioso administrativo e judicial no novo modelo

As aulas acontecerão de forma híbrida, permitindo que profissionais de diferentes regiões participem.