Trump concede liberdade a George Santos após condenação por fraude e roubo de identidade
Ex-congressista republicano de Nova York foi libertado por comutação assinada pelo presidente dos EUA
INTERNACIONALO ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que assinou a comutação de pena do ex-congressista George Santos, condenado por crimes de fraude e roubo de identidade. Com a decisão, Santos será libertado imediatamente da prisão.
O anúncio foi feito por Trump na rede social Truth Social, onde ele escreveu: “Boa sorte, George, tenha uma ótima vida!”, em tom de despedida ao ex-parlamentar.
Santos, que representou o estado de Nova York na Câmara dos Deputados, havia sido condenado em abril deste ano a pouco mais de sete anos de prisão. Ele foi acusado de desviar recursos de doadores políticos e de mentir sobre valores arrecadados durante sua campanha eleitoral. Os crimes aconteceram menos de dois anos após sua eleição como deputado pelo Partido Republicano.
Em 2024, o ex-congressista admitiu culpa em um acordo judicial, assumindo envolvimento em fraudes financeiras e no uso indevido de identidade de terceiros — o que agravou sua pena. A sua trajetória política foi marcada por diversas polêmicas desde que chegou ao Congresso, em meio a acusações de falsidade ideológica e uso indevido de verbas públicas.