Redação | 17 de outubro de 2025 - 15h10

"Advocacia e magistratura devem caminhar juntas pela qualidade da Justiça", diz Bitto Pereira

Presidente da OAB/MS participou da abertura do Congresso Estadual da Magistratura e defendeu cooperação entre advogados e juízes

DIÁLOGO INSTITUCIONAL
Bitto Pereira defende união entre advogados e juízes para garantir Justiça mais eficiente em evento da magistratura em Bonito. - (Foto: Divulgação)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Bitto Pereira, defendeu na noite da última quarta-feira (15) a importância de união entre a advocacia e a magistratura para garantir uma Justiça mais rápida e eficiente. A declaração foi feita durante a abertura do Congresso Estadual da Magistratura Sul-Mato-Grossense, realizado em Bonito (MS).

“Seguiremos na OAB/MS sempre buscando o diálogo e a construção daquilo que é mais importante para todos nós, atores do sistema de Justiça: uma prestação jurisdicional célere e eficaz, que entregue ao cidadão sul-mato-grossense um serviço de qualidade”, afirmou Bitto, ao discursar para autoridades do Judiciário e da advocacia.

O evento reuniu representantes das principais instituições do sistema de Justiça de Mato Grosso do Sul. A presença da OAB/MS reforçou o papel da advocacia como parceira do Poder Judiciário na busca por soluções que tornem os serviços mais acessíveis e eficientes para a população.

Encontro reuniu autoridades do Judiciário e da advocacia - Participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, e o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, além de conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), membros da Procuradoria-Geral do Estado e representantes de entidades jurídicas e de classe, como a AMAMSUL e a ANOREG/MS.

A comitiva da OAB/MS foi composta também pelo secretário-geral e corregedor-geral, Luiz Renê Gonçalves do Amaral; o conselheiro federal e membro honorário vitalício, Mansour Elias Karmouche; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de MS (CAAMS), Gabriel Affonso de Barros Marinho; e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), João Paulo Sales Delmondes.

Também estiveram presentes os conselheiros federais Daniel Castro Gomes da Costa e Alexandre Ávalo Santana; os conselheiros estaduais Caio Magno Duncan Couto, Bruno Rafael da Silva Taveira e Felipe Simões Pessoa; além da presidente da 23ª Subseção da OAB em Bonito, Marla Diniz Brandão Dias.

Cooperação e fortalecimento institucional - A participação da OAB/MS no congresso reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores do sistema de Justiça. Segundo Bitto Pereira, o caminho para uma Justiça de qualidade passa pela cooperação, pelo respeito institucional e pela construção conjunta de soluções.

O Congresso Estadual da Magistratura é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), com apoio da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD) e da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL). O evento reuniu autoridades estaduais e nacionais para debater temas ligados à gestão judiciária, modernização dos processos e acesso à Justiça.