Aline Kraemer | 18 de outubro de 2025 - 08h15

Audiência pública vai debater propostas para o novo Plano Estadual de Educação de MS

Evento nesta terça (21) discute metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação no estado, com participação da sociedade civil

O QUE PODE MUDAR?
Rinaldo Modesto é o organizador da audiência - (Foto: Luciana Nassar)

Discussões sobre o futuro da educação em Mato Grosso do Sul avançam para uma nova fase na terça-feira (21), às 14h, com uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em Campo Grande. O encontro marca a terceira etapa da construção do novo Plano Estadual de Educação (PEE) 2025–2035.

Com o plenário Deputado Júlio Maia como palco, o evento pretende ouvir diferentes vozes da sociedade para definir metas e estratégias que vão guiar os próximos dez anos da educação no estado. A proposta segue diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em discussão no Congresso e deve ser implementado a partir de 2026.

A audiência é organizada pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Comissão de Educação da Casa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), o Conselho Estadual de Educação (CEE) e o Fórum Estadual de Educação (FEE-MS).

Nos bastidores da elaboração do plano, 14 grupos temáticos vêm trabalhando em sintonia com a proposta nacional, que prevê 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias. O foco é claro: melhorar a qualidade do ensino e garantir mais equidade nas redes pública e privada.

Segundo o deputado Rinaldo, o objetivo é construir um documento realista, baseado nas demandas de quem vive a educação no dia a dia. “Precisamos de um plano que dialogue com a realidade das escolas, que tenha participação de todos os setores”, reforça.

A audiência é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo YouTube, Facebook, Portal ALEMS, TV Assembleia (canais 7.2 e 9 da Claro NET) e também pela Rádio ALEMS FM 105.5.