Carlos Guilherme | 16 de outubro de 2025 - 10h50

Seminário em MS debate Eleições 2026 com foco em democracia e combate ao crime organizado

Evento em Campo Grande reúne especialistas em Direito Eleitoral e autoridades para discutir desafios do próximo pleito

EM NOVEMBRO
Sede da PGE/MS - (Foto: Divulgação)

Fortalecer a democracia e discutir os desafios que as Eleições de 2026 devem apresentar no cenário político nacional são os principais objetivos do seminário que será realizado no dia 26 de novembro, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Promovido pela Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), o evento é uma parceria com a Escola da Magistratura (Esmagis), Escola Judiciária Eleitoral (EJEMS) e Escola Superior da Advocacia (ESA), com apoio de outras instituições do Judiciário e do governo estadual.

A programação contará com nomes relevantes do Direito Eleitoral e jurídico brasileiro. A palestra de abertura será feita pelo advogado Marlon Reis, que falará sobre os pontos polêmicos da Lei da Ficha Limpa. O debate seguinte será conduzido por Daniel Castro, conselheiro federal da OAB.

Na sequência, o procurador Vicente Braga, presidente da Anape, abordará a atuação dos agentes públicos durante as eleições. O painel será mediado por Ana Carolina Ali Garcia, procuradora-geral do Estado.

Outro destaque será o juiz Olivar Coneglian, que discutirá os desafios à democracia no processo eleitoral de 2026, com participação da juíza Kelly Gaspar Duarte no debate.

Para encerrar, o promotor Moisés Casarotto, especialista em crimes organizados, vai tratar da interferência de facções nas eleições, um tema que vem ganhando atenção em todo o país. A mediação será feita pela desembargadora Elizabeth Anache, do TJMS.

As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público interessado, especialmente estudantes, servidores e profissionais do Direito.