Bienal Pantanal confirma nova edição para 2027 após público recorde em MS
Evento literário reuniu mais de 45 mil pessoas e volta em dois anos com programação nos 50 anos de Mato Grosso do Sul
CONFIRMADO!Mato Grosso do Sul já tem data marcada para viver novamente uma maratona literária. A segunda edição da Bienal Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul está confirmada para outubro de 2027, com encerramento no Dia das Crianças (12) e no mesmo local: o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
A definição antecipada vem após os resultados da primeira edição, realizada entre 4 e 12 de outubro deste ano, que surpreenderam pela alta adesão: 45.912 pessoas participaram do evento, mais que o dobro da expectativa inicial, que era de 20 mil visitantes.
Além do público da Capital, caravanas de cidades do interior como Dourados, Ponta Porã, Aquidauana e Miranda ajudaram a consolidar a Bienal como um evento estadual. Sessões com autores renomados, como Itamar Vieira Júnior, Ana Maria Gonçalves e Luiz Antônio Simas, tiveram lotação máxima e longas filas para autógrafos. “Fomos surpreendidos. O público entendeu que a Bienal é para todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou Pedro Ortale, diretor do evento.
Bienal 2027 terá foco nos 50 anos do Estado - A edição de 2027 será planejada com antecedência para integrar a programação oficial dos 50 anos de Mato Grosso do Sul, comemorados no mesmo ano. A ideia é que o projeto esteja pronto já no primeiro trimestre de 2026, segundo os organizadores.
Temas como a Rota Bioceânica e a valorização da literatura regional devem ganhar destaque.
Entre as ações da Bienal Pantanal que marcaram esta primeira edição, destaque para:
CredLivro: vale-livro de R$ 50 distribuído a estudantes para compra de obras no evento
Prêmio Tuiuiú: incentivo à produção de escritores sul-mato-grossenses
Concurso literário estudantil: com publicação prevista para 2026
Além disso, foi lançado o projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos”, que prevê a tradução anual de obras de autores sul-mato-grossenses para o espanhol e, em contrapartida, de autores paraguaios para o português.
Durante nove dias, a Bienal reuniu 21 editoras e livreiros, mais de 20 mil títulos e cerca de 70 toneladas de livros. Foram 129 atividades gratuitas com cerca de 100 convidados vindos de nove estados brasileiros e três países sul-americanos.
A programação também contou com a presença de instituições locais como a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), UEMS e UFMS, consolidando o protagonismo regional no evento.
“A Bienal Pantanal mostrou que o livro é protagonista. Esse evento representa uma nova fase da cultura em Mato Grosso do Sul”, destacou Carlos Porto, do Instituto Ímole, organizador da iniciativa.