Israel devolve restos mortais de 45 palestinos a Gaza em cumprimento de acordo de cessar-fogo
Entrega ocorre após o Hamas repassar corpos de reféns israelenses; Netanyahu exige cumprimento total do pacto
INTERNACIONALIsrael entregou nesta quarta-feira (15) a Gaza os restos mortais de 45 palestinos, segundo informou o Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas. Com esta entrega, o total de corpos devolvidos chega a 90 pessoas.
A devolução faz parte do acordo de cessar-fogo mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estabelece que Israel deve repassar os corpos de 15 palestinos para cada israelense falecido entregue pelo Hamas.
Nos últimos dias, o grupo entregou os restos mortais de três reféns israelenses e um nepalês na segunda-feira (13), e outros três israelenses e um corpo não identificado na terça-feira (14). O Exército israelense esclareceu que o último corpo não constava da lista de reféns mortos.
Ainda na segunda-feira, os últimos 20 reféns israelenses vivos, capturados durante os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, foram libertados.
O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, reforçou que o Hamas precisa cumprir integralmente o acordo. “Não faremos concessões nisso e não interromperemos nossos esforços até devolvermos o último refém falecido”, afirmou.