Redação | 15 de outubro de 2025 - 08h05

Botafogo vai monitorar arbitragem em tempo real no clássico contra 'pressão e intimidação'

Dirigente alvinegro vai à entidade e clube fará monitoramento em tempo real da atuação de Alex Stefano

ESPORTE
Botafogo cobra CBF por arbitragem neutra no clássico contra o Flamengo - (Foto: Vitor Silva/Botafogo))

Na véspera do clássico contra o Flamengo, que marca o retorno do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (15), o Botafogo se antecipou e formalizou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sua preocupação com a arbitragem do jogo. O clube carioca quer evitar qualquer tipo de interferência externa sobre o árbitro Alex Stefano, que ainda dá os primeiros passos em competições nacionais.

O diretor de futebol do Botafogo, Leonardo Coelho, esteve pessoalmente na sede da entidade na noite de terça-feira (14) para tratar do tema. Em nota oficial, o clube informou que não aceitará pressões de dirigentes de outras equipes e destacou que acompanhará em tempo real o desempenho da equipe de arbitragem por meio de uma empresa especializada em análise técnica.

O movimento do Botafogo ocorre em meio à repercussão da arbitragem no clássico entre Palmeiras e São Paulo, no último fim de semana. Os erros cometidos pelo árbitro Ramon Abatti Abel e pela equipe do VAR foram alvo de críticas contundentes, especialmente por parte da torcida rubro-negra. O temor alvinegro é que esse ambiente de insatisfação influencie futuras decisões da arbitragem em jogos envolvendo o Flamengo.

“O Botafogo espera uma arbitragem segura, correta e profissional no clássico contra o Flamengo, no Nilton Santos. O clube não vai admitir tentativas de pressão e intimidação de dirigentes de outras agremiações”, afirmou a diretoria.

Para garantir mais transparência, o clube informou que irá monitorar a arbitragem com o apoio da empresa Good Game, especializada em análise de desempenho esportivo. A tecnologia permitirá acompanhar o comportamento da equipe de arbitragem durante os 90 minutos.

Além disso, o Botafogo aproveitou a visita à CBF para cobrar explicações sobre episódios anteriores envolvendo decisões polêmicas em jogos contra Grêmio e Internacional. Nessas ocasiões, segundo o clube, houve falhas evidentes que impactaram diretamente no resultado.

Apesar das críticas, a diretoria alvinegra reconheceu o esforço da atual gestão da entidade. “O Botafogo reconhece os esforços de Samir Xaud, presidente da CBF, para melhorar os processos e buscar soluções para grandes temas do futebol brasileiro”, concluiu o comunicado.

O clássico entre Botafogo e Flamengo está marcado para esta quarta-feira, às 20h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.