Pescadores são resgatados após 72 horas à deriva no mar do Pará
Grupo sobreviveu flutuando em boias após naufrágio próximo a Vigia; um segue hospitalizado em Belém
RESGATECinco pescadores foram resgatados após passarem mais de 72 horas à deriva no mar, flutuando em boias, após o naufrágio da embarcação onde estavam, próximo ao município de Vigia, no litoral do Pará. O resgate foi realizado na manhã de segunda-feira (13), por tripulantes do navio petroleiro Champion Pomer, que navegava com bandeira das Ilhas Marshall.
Segundo informações da Marinha do Brasil, o barco pesqueiro havia saído de São João de Pirabas na quinta-feira (9), com seis pescadores a bordo. Um deles passou mal logo nas primeiras horas da viagem e desembarcou em Maracanã (PA). Os outros cinco seguiram mar adentro, mas por volta das 20h do mesmo dia, a embarcação emborcou — quando tomba ou vira — devido à força das ondas.
Os pescadores permaneceram três dias no mar, se apoiando em boias, até serem localizados pelo navio petroleiro, que partira do Porto de Vila do Conde com destino aos Estados Unidos. Após o resgate, a tripulação acionou a Marinha, que coordenou a retirada dos sobreviventes.
Estado de saúde dos resgatados - Um dos homens, de 38 anos, foi encontrado em estado grave de desidratação e precisou ser resgatado de helicóptero até um hospital em Belém, onde segue sob observação. Os outros quatro, com idades entre 36 e 43 anos, foram transportados até a capital paraense a bordo de um navio-patrulha.
No domingo (12), a Marinha já havia recebido informações sobre uma embarcação emborcada avistada por outros pescadores, mas sem sinal de tripulação. Com isso, iniciou buscas na região e emitiu alerta para navios comerciais da área, o que possibilitou a localização dos náufragos pelo Champion Pomer.
A Marinha informou que vai abrir inquérito para apurar as causas do naufrágio. A operação de resgate envolveu apoio aéreo e marítimo, além da atuação conjunta com navios mercantes que trafegam pela região.