Naomi Matsui | 14 de outubro de 2025 - 22h30

Alcolumbre confirma reunião com Haddad sobre LDO na manhã desta quarta-feira

Encontro discutirá impacto da queda do IOF e impasse sobre receitas no Projeto de Diretrizes Orçamentárias

POLÍTICA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou nesta terça-feira (14) que se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na manhã desta quarta-feira (15), para tratar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026. A reunião está marcada para às 8h30, na Residência Oficial do Senado.

A proposta, que define as metas e prioridades fiscais do governo para o próximo ano, está há semanas parada na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A expectativa era que o projeto fosse votado nesta terça, mas a análise foi novamente adiada a pedido de Haddad.

Segundo interlocutores, o ministro pretende discutir com Alcolumbre os efeitos da queda da medida provisória que previa uma compensação à perda de arrecadação com o fim da alta do IOF sobre operações financeiras. Com a frustração de receitas, a equipe econômica avalia alternativas para manter as metas fiscais sem comprometer o planejamento orçamentário de 2026.

A reunião desta quarta é considerada estratégica para destravar a tramitação do PLDO, que precisa ser votado ainda neste ano para evitar impacto nas votações da Lei Orçamentária Anual (LOA).