Carlos Guilherme | 14 de outubro de 2025 - 16h10

Dourados deve criar lei para regulamentar uso de patinetes e veículos elétricos individuais

Agetran discute proposta com forças de segurança para organizar o trânsito e aumentar a segurança de ciclistas e pedestres

INTERIOR
Agetran e forças de segurança discutem criação de lei para regular o uso de patinetes e cicloelétricos em Dourados - (Foto: Freepik)

Crescimento no uso de patinetes e bicicletas elétricas em Dourados levou a Prefeitura e forças de segurança a discutir a criação de uma lei municipal para regulamentar o uso desses veículos nas vias urbanas. A proposta busca reduzir conflitos no trânsito e garantir mais segurança para motoristas, pedestres e usuários de cicloelétricos.

O debate ocorreu nesta terça-feira (14), durante uma reunião de trabalho na Escola Pública de Trânsito (EPT), promovida pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, e de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Detran-MS e Polícia Militar.

Segundo Juscelino Cabral, o aumento no número de cicloelétricos, como patinetes e bicicletas motorizadas, tem exigido novas medidas de controle e conscientização. “Precisamos alinhar regras e responsabilidades para que o uso desses meios de transporte aconteça com segurança, sem comprometer a integridade dos usuários nas vias”, afirmou.

Proposta busca adaptar trânsito à nova mobilidade - A falta de regulamentação específica para esse tipo de veículo tem gerado situações de risco e dificultado a fiscalização no trânsito de Dourados. De acordo com os participantes da reunião, o objetivo não é restringir o uso dos patinetes e bicicletas elétricas, mas garantir o convívio seguro entre todos os modais, incluindo motoristas, ciclistas e pedestres.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas de regulamentação, sinalização e campanhas educativas, que deverão integrar o texto do futuro projeto de lei.

Para Márcia Nonato, responsável pela Escola Pública de Trânsito, a iniciativa reforça o trabalho conjunto entre a Prefeitura e as forças de segurança. “Nosso foco é promover um trânsito mais seguro, fluido e responsável. Essa integração entre órgãos é essencial para acompanhar as mudanças na mobilidade urbana e proteger a população”, destacou.