Redação | 14 de outubro de 2025 - 07h18

Congresso de nutrição em Campo Grande discute tendências e desafios globais

Evento na UCDB discute inovação, políticas públicas e práticas clínicas com foco na realidade de MS

BOA ALIMENTAÇÃO
II Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul debate desafios e transformações na alimentação e na saúde pública - (Foto: Agência GOV)

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) sediará o II CONUT – Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul, evento que reúne discussões e trocas de experiência sobre as tendências mundiais da alimentação e atuação profissional. Organizado pela ASMAN (Associação SulMatoGrossense de Nutrição), filiada à ASBRAN, o congresso será realizado com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Com o tema “Nutrição em transformação: das mudanças globais às práticas profissionais”, o evento abordará o impacto das transformações mundiais nos sistemas alimentares, a Sindemia Global, segurança alimentar, políticas públicas e especialidades da nutrição — da clínica à alimentação coletiva. Também serão debatidos temas emergentes como uso de inteligência artificial na nutrição, lipedema e novas terapêuticas farmacológicas contra obesidade.

Destinado preferencialmente a nutricionistas e estudantes da área, o CONUT-MS é aberto a profissionais e estudantes da saúde, bem como a interessados nas temáticas. A SES disponibilizou cortesias para representantes municipais, conselhos de saúde, CIAN e CAISAN, reforçando a aposta do governo estadual na qualificação técnica de profissionais da rede pública.

Interessados devem se inscrever pelo site: https://www.even3.com.br/iiconutms-574172/

As inscrições para os minicursos (realizados no dia 29) são feitas à parte do evento principal (palestras nos dias 30 e 31). A programação completa está disponível na mesma página.

29/10: minicursos pela manhã e tarde, seguido da abertura oficial à noite (com programação paralela da SES)

30 e 31/10: palestras e mesas-redondas nas manhãs e tardes

Evento apoiado pela Secretaria de Estado de Saúde reúne profissionais e estudantes para discutir Segurança Alimentar e Nutricional, Sindemia Global e práticas profissionais da Nutrição - (Foto: Divulgação)

Na primeira edição, em 2023, o evento reuniu 300 participantes e palestrantes de MS e outras unidades federativas, consolidando-se como fórum regional de discussão científica, cultural e técnica. Naquela ocasião, o CONUT-MS já valorizava profissionais locais e fomentava parcerias com instituições nacionais, estimulando o fortalecimento da saúde alimentar.

Para Anderson Holsbach, gerente de Alimentação e Nutrição da SES, o congresso é oportunidade estratégica para qualificar o trabalho em municípios. “Representa uma chance ímpar de somar esforços pela formação técnica dos profissionais da saúde, alinhada com os eixos de pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e nutrição”, afirma.