Projeto Padrinho promove festa do Dia das Crianças para acolhidos em Costa Rica
Com apoio da comunidade local, comemoração levou presentes, carinho e alegria às crianças da Casa Lar Santa Terezinha
DIA DAS CRIANÇASNa última quinta-feira (9), as crianças e adolescentes acolhidos na Casa Lar Santa Terezinha, em Costa Rica (MS), viveram uma tarde de alegria com a comemoração do Dia das Crianças promovida pelo Projeto Padrinho. A celebração contou com decoração especial, distribuição de presentes e muita emoção para os participantes.
Organizado pela coordenadora Vanessa de Freitas Tabuas Brito e pela assistente social Célia Regina Benetti, o evento mobilizou voluntários, comerciantes e moradores da cidade, que se uniram para tornar o dia inesquecível para os acolhidos. Doces, brinquedos e uma ambientação festiva marcaram o encontro.
“Quando recebem esses presentes, eles se sentem felizes, importantes, se sentem olhados, o que contribui muito com a autoestima, de saber que tem pessoas que se importam com eles”, destacou Célia Regina Benetti, emocionada com a reação das crianças.
Projeto Padrinho: afeto, apoio e oportunidades - Criado em 2000 pela Vara da Infância, Adolescência e do Idoso de Campo Grande e coordenado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o Projeto Padrinho busca aproximar a sociedade das crianças e adolescentes acolhidos, oferecendo não apenas apoio material, mas principalmente vínculos afetivos e novas oportunidades de desenvolvimento.
A iniciativa chegou à comarca de Costa Rica em junho deste ano e já começa a transformar a realidade de crianças que vivem em instituições.
O projeto oferece quatro formas de participação:
- Apadrinhamento afetivo: padrinhos e madrinhas estabelecem uma relação contínua com crianças e adolescentes, promovendo convivência familiar e social saudável;
- Apadrinhamento material: contribuições financeiras e doações que ajudam a suprir as necessidades básicas dos acolhidos;
- Prestação de serviços: profissionais voluntários oferecem apoio técnico ou especializado às instituições de acolhimento;
- Apadrinhamento cultural: promove o acesso à cultura por meio de visitas a museus, teatros, cinemas e outras atividades educativas.
A ação no Dia das Crianças é um exemplo concreto de como o envolvimento da sociedade pode impactar positivamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade.