Iury de Oliveira | 13 de outubro de 2025 - 16h50

Campo Grande assegura R$ 100 milhões para ampliar vagas na educação infantil

Recursos do Fundeb serão usados para reformas, aquisição de materiais e expansão da rede municipal de ensino

EDUCAÇÃO
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), ao lado do secretário de educação, Lucas Bittencourt, e membros do Fundeb - (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de atender à crescente demanda por vagas na educação infantil, Campo Grande conquistou um investimento de R$ 100 milhões, viabilizado por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13), durante reunião da prefeita Adriane Lopes (PP) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O repasse, de acordo com a Prefeitura, será utilizado para custear reformas em unidades escolares, comprar novos materiais didáticos e viabilizar a abertura de vagas na Rede Municipal de Ensino. Parte significativa do investimento será aplicada nas novas unidades das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) dos bairros Jardim Inápolis e São Conrado, que juntas devem acolher cerca de 2 mil novos alunos.

Até que esses estudantes sejam incorporados oficialmente ao Censo Escolar, o Fundeb continuará transferindo os recursos de forma complementar.

Além da construção de novas unidades, o montante também vai subsidiar a instalação de salas modulares em bairros como Moreninhas 4. Essas medidas fazem parte de um plano mais amplo da administração municipal para reestruturar e modernizar a educação pública na Capital.

De 2021 até agora, Campo Grande criou 6.600 novas vagas entre a educação infantil e o ensino fundamental. Também foram revitalizadas 206 escolas e implementadas ações como a ampliação do programa “Juntos Pela Escola”, voltado para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino.

Para garantir maior eficiência energética e reduzir custos, foram instaladas placas solares nas escolas e distribuídos mais de 46 mil itens de mobiliário. Outra frente de atuação é o programa “Aprender Mais”, que oferece reforço escolar a alunos do 7º e 8º anos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática.

A comitiva em Brasília contou com a presença do secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt, da chefe da Assessoria de Planejamento, Fernanda Duarte, e do assessor Vanderlei Bispo. A prefeita Adriane Lopes também deve se reunir com representantes do Ministério da Saúde nesta semana para discutir novos recursos voltados ao atendimento primário em Campo Grande.