TJMS | 13 de outubro de 2025 - 13h30

Nupemec inicia etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa

Formação capacita 20 alunos para mediar conflitos e aplicar técnicas de diálogo e círculos restaurativos

CAPACITAÇÃO
Alunos participam da etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa, promovido pelo Nupemec - Foto: TJMS

Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec) iniciou nesta segunda-feira (13/10) a etapa presencial do 8º Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos Restaurativos. A primeira fase do curso ocorreu entre 26 de setembro e 10 de outubro, na modalidade online.

A abertura foi conduzida pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, coordenador-geral do Nupemec, com participação remota da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, coordenadora adjunta, e da diretora da Secretaria do Nupemec, Deise Moura Mathias.

José Ale ressaltou que a Justiça Restaurativa complementa a Justiça comum, promovendo a resolução de conflitos por meio do diálogo. “É um caminho que amplia as possibilidades de solução de conflitos e fortalece as relações humanas”, afirmou. Segundo ele, a prática estimula reflexão, responsabilização e reparação dos danos causados.

A juíza Luiza Sá destacou a importância da consensualidade, envolvendo vítima, ofensor e comunidade. “O objetivo é reparar danos que nem sempre são materiais, muitas vezes emocionais, promovendo soluções efetivas, inclusive na esfera criminal”, explicou.

O curso prepara os participantes para atuar como facilitadores do diálogo, desenvolvendo habilidades como empatia, responsabilidade e escuta ativa. Além disso, ensina técnicas práticas de círculos restaurativos e conferências entre vítimas e ofensores, promovendo convivência pacífica e prevenção de novos conflitos.

Com 20 alunos, a formação totaliza 100 horas-aula: 30 online, 40 presenciais práticas e 30 de estágio supervisionado. Os instrutores são Luana Sena Silva Battilani, Márcia Regina Soares Pereira, Renato Fraulob Pissini, Rosimar Maria da Silva e Thiago Francisco Menezes Alves Vieira.