Redação | 13 de outubro de 2025 - 11h25

Copa do Mundo de 2026: África define últimas vagas e Europa pode ter novos classificados

Contando com 21 seleções garantidas, Mundial dos EUA, México e Canadá entra em reta decisiva nas Eliminatórias, com decisões nesta segunda e terça-feira

ESPORTE
Noruega pode garantir classificação nessa semana mesmo sem entrar em campo - (Foto: Fredrik Varfjell)

A Copa do Mundo de 2026 começa a ganhar forma. Com 21 seleções já classificadas, a nova rodada da Data Fifa promete definir quem se junta à lista de participantes do torneio que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. Enquanto a África encerra seu ciclo de vagas nesta semana, a Europa pode confirmar seus primeiros classificados.

Na África, o cenário é de decisão. O continente tem direito a nove vagas, e cinco já estão asseguradas: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. Nesta segunda-feira (13), Cabo Verde e Camarões entram em campo com chance de confirmar presença no Mundial.

Líder do Grupo D, com 20 pontos, Cabo Verde garante a vaga automaticamente se vencer Eswatini em casa. Em caso de empate, dependerá de um tropeço dos camaroneses diante de Angola. Na terça (14), Costa do Marfim e Senegal também podem carimbar o passaporte — ambas dependem apenas de vitórias simples contra Quênia e Mauritânia, respectivamente.

O Grupo C é o mais equilibrado do continente. Benim, África do Sul e Nigéria chegam à rodada final com chances de classificação. Benim lidera e precisa vencer fora de casa os nigerianos, que ainda sonham com a vaga. Já os sul-africanos torcem por um tropeço das rivais para seguir vivos.

Na Europa, cinco seleções entram em campo com possibilidade de classificação antecipada. Nesta segunda, Suíça e França podem garantir suas vagas. Os suíços avançam se vencerem a Eslovênia e contarem com um empate ou derrota de Kosovo diante da Suécia.

Já os franceses, finalistas das duas últimas Copas, se classificam com triunfo sobre a Islândia, somado a um tropeço da Ucrânia contra o Azerbaijão.

Na terça-feira, Portugal e Inglaterra também podem selar o passaporte. Os ingleses precisam apenas vencer a Letônia fora de casa, enquanto os portugueses, que derrotaram a Irlanda no fim de semana, dependem de vitória sobre a Hungria e de um resultado negativo da Armênia.

A Noruega pode se beneficiar indiretamente: se a Itália não vencer Israel, o time de Erling Haaland pode confirmar matematicamente o retorno ao Mundial — algo que não acontece desde 1998.

Seleções já classificadas