Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória nas duplas mistas do Pan-Americano de Rock Hil
Brasileiros vencem argentinos por 3 a 0 e avançam às quartas de final do torneio continental disputado nos Estados Unidos
ESPORTEO Brasil começou com o pé direito no Pan-Americano de tênis de mesa, disputado em Rock Hill, na Carolina do Sul (EUA). O número três do mundo, Hugo Calderano, e sua parceira e namorada, Bruna Takahashi, estrearam neste domingo (12) com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre os argentinos Lorenzo Santiago e Camila Arguelles, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/8.
Com o resultado, a dupla brasileira se garantiu nas quartas de final, onde enfrentará nesta segunda-feira (13) os mexicanos Rogelio Castro e Arantxa Cossio, que eliminaram os canadenses Edward Ly e Mo Zhang por 3 a 1 (8/11, 14/12, 11/9 e 13/11).
Além das duplas, Calderano também estreia nesta segunda-feira na disputa de simples, em que é o grande favorito ao título. O brasileiro enfrentará Diego Orantes, de El Salvador, atual 491º colocado no ranking mundial.
Calderano busca manter hegemonia continental - Considerado o melhor mesa-tenista das Américas, Hugo Calderano chega a Rock Hill em busca de ampliar sua coleção de conquistas. O atleta já foi campeão pan-americano de simples cinco vezes — em 2017, 2021, 2022, 2023 e 2024 — e tenta repetir o domínio em 2025.
A parceria com Bruna Takahashi, número 17 do ranking mundial feminino, é um dos trunfos do Brasil nas duplas mistas. O entrosamento entre os dois tem se mostrado um diferencial nas competições internacionais.
Além de Calderano e Bruna, a delegação brasileira conta com Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Victoria Strassburger, Leonardo Iizuka, Guilherme Teodoro e Felipe Doti, todos buscando boas campanhas nas diferentes categorias do torneio.
Competição segue até o fim de semana - As disputas em Rock Hill seguem até o domingo (19), quando acontecem as finais por equipes nas categorias feminina e masculina. Já as decisões de simples, tanto no masculino quanto no feminino, estão marcadas para a quarta-feira (15).
O torneio reúne os principais nomes do tênis de mesa das Américas e serve como importante preparação para o ciclo de competições internacionais de 2026, incluindo o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos.