Redação | 12 de outubro de 2025 - 18h00

Pan-Americano de 2031 será no Paraguai e deve impulsionar turismo em MS

Com a sede dos jogos em Assunção, Campo Grande se aproxima do maior evento esportivo continental já realizado perto de Mato Grosso do Sul

ESPORTES
Presidente da Panam Sports, Neven Ilic, anuncia Assunção como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 durante votação oficial em Santiago, no Chile. - (Foto: Divulgação)

Assunção foi escolhida na sexta-feira, 10 de outubro, para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A capital do Paraguai venceu a disputa com a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói por 28 votos a 24, numa votação realizada em Santiago, no Chile. Essa é a primeira vez que o Paraguai será sede do evento.

A decisão aproxima Mato Grosso do Sul do principal torneio esportivo das Américas. Campo Grande está a pouco mais de 760 quilômetros da capital paraguaia, menos da metade da distância até o Rio. Essa vantagem geográfica coloca o estado na rota de visitantes, jornalistas e delegações que circularão pela região no período dos jogos.

A expectativa é que a economia local, especialmente nos setores de turismo, hotelaria e transporte, seja beneficiada. Agências de viagem, restaurantes e comércios de Campo Grande e cidades da fronteira devem sentir os reflexos positivos.

A candidatura paraguaia levou vantagem por apresentar um projeto mais enxuto e focado na ampliação da infraestrutura esportiva já existente, como o Parque Olímpico de Assunção. Em agosto deste ano, a cidade já havia testado sua capacidade com o Pan Júnior, voltado a atletas com até 22 anos.

A derrota do Brasil, que já sediou o Pan duas vezes (1963 e 2007), veio mesmo com o apoio de autoridades e ex-atletas. O Rio apostava no legado das estruturas olímpicas e prometia melhorias urbanas. Mas o apelo inédito do Paraguai e a mobilização antecipada acabaram pesando na escolha.

Com a confirmação da sede, Assunção se prepara para receber o mundo. E Mato Grosso do Sul, vizinho de fronteira, deve se preparar para receber os visitantes.