Ricardo Eugenio | 11 de outubro de 2025 - 06h29

Terenos, Ivinhema e São Gabriel lideram produção de ovos em MS

Estado celebra Dia Mundial do Ovo com 2,3 mil toneladas produzidas no 1º semestre

AGRONEGÓCIO
Mato Grosso do Sul celebrou nesta sexta o Dia Mundial do Ovo com bons números. O estado produziu mais de 2,3 mil toneladas no primeiro semestre de 2025. T - Prefeitura de Palmas/Divulgação

Mato Grosso do Sul celebrou, nesta última sexta-feira (10), o Dia Mundial do Ovo com bons motivos para comemorar. No primeiro semestre de 2025, o estado produziu mais de 2,3 mil toneladas de ovos, abastecendo o mercado local e destacando-se no cenário nacional.

Os municípios de Terenos, Ivinhema, Nova Andradina e São Gabriel do Oeste são os principais polos dessa produção. Seis empresas atuam na comercialização do produto dentro do estado, com destaque para a regularidade no abastecimento da Central de Abastecimento (Ceasa), em Campo Grande.

De acordo com a direção da Ceasa, 99% dos ovos vendidos no local são produzidos em Mato Grosso do Sul. Só em setembro, uma das empresas que atua no setor vendeu cerca de 4 mil caixas, o equivalente a 1 milhão de ovos, com entregas realizadas duas vezes por semana.

Segundo dados do setor, o Brasil deve produzir 62 bilhões de ovos até o fim de 2025, com média de 288 unidades consumidas por pessoa ao ano, número 7,1% maior que em 2024.

Mato Grosso do Sul representa 2,29% das aves alojadas em granjas para produção de ovos no país. O produto continua sendo uma das principais fontes de proteína acessível, presente no prato dos sul-mato-grossenses em todas as refeições.

A data comemorativa reforça a importância da cadeia produtiva do ovo e valoriza o papel dos produtores locais no abastecimento e na segurança alimentar do estado.