Casos de intoxicação por metanol no Brasil chegam a 29, diz Ministério da Saúde
São Paulo concentra a maioria das ocorrências; cinco mortes já foram confirmadas
INTOXICAÇÃO POR METANOLO número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 29, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (10). São cinco novos registros em relação ao último relatório, divulgado na quarta-feira (8).
Atualmente, 217 casos seguem em investigação e 249 foram descartados. O número de óbitos permanece em cinco, todos registrados em São Paulo.
O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências: 160 em análise (73,7% do total do País), 25 confirmados e os cinco óbitos. Outros Estados com casos confirmados são Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
Além disso, várias unidades federativas investigam possíveis intoxicações: Pernambuco (31 suspeitas), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
Das 12 mortes ainda sob investigação, seis estão em São Paulo, três em Pernambuco, e uma em cada um dos Estados: Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Para o tratamento das intoxicações, o Ministério da Saúde adquiriu um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol. Destas, 1,5 mil já começaram a ser distribuídas aos Estados, priorizando São Paulo, e cerca de mil unidades permanecerão em estoque. As intoxicações estão relacionadas ao consumo de bebidas adulteradas.