Isabella Pugliese Vellani | 10 de outubro de 2025 - 18h15

Trump anuncia tarifa de 100% sobre produtos da China a partir de novembro

Republicano afirma que medida responde a controles de exportação chineses e diz que Pequim adota postura "extraordinariamente agressiva"

TARIFAS COMERCIAIS
Trump eleva o tom com Xi Jinping - (Foto: Anna Rose Layden/NYT)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) a imposição de uma tarifa de 100% sobre produtos chineses, com início previsto para 1º de novembro. A medida, segundo o republicano, se soma aos encargos já aplicados contra o país asiático.

Em publicação na rede Truth Social, Trump também informou que os EUA vão adotar novos controles de exportação envolvendo “todo e qualquer software crítico”, ampliando as restrições comerciais.

O presidente justificou a decisão como resposta ao anúncio do governo chinês de que pretende, a partir de novembro de 2025, restringir as exportações de quase todos os produtos que fabrica. Segundo ele, a iniciativa de Pequim representa uma ameaça à economia global.

“A China assumiu uma posição extraordinariamente agressiva. Isso afeta todos os países, sem exceção, e foi obviamente um plano elaborado por eles anos atrás. É algo inédito no comércio internacional e uma vergonha moral em relação a outras nações”, escreveu Trump.

De acordo com o republicano, a nova tarifa poderá entrar em vigor antes do previsto, caso a China adote novas medidas ou altere sua postura nas próximas semanas.