Associated Press | 10 de outubro de 2025 - 07h10

Terremoto de 7,4 atinge sul das Filipinas e deixa mortos

Abalo sísmico causou mortes, danos estruturais e alerta de tsunami em região já afetada por tremores anteriores

INTERNACIONAL
Terremoto deixa mortos - (Foto: Erwin Mascarinas / AFP / CP)

Um terremoto de magnitude preliminar 7,4 atingiu na manhã desta sexta-feira (10) a província de Davao Oriental, no sul das Filipinas, no sudeste da Ásia. O abalo ocorreu no mar, a cerca de 62 quilômetros da cidade de Manay, e foi sentido em várias partes do país. Pelo menos duas pessoas morreram, presas em casas que desabaram após o tremor, de acordo com autoridades locais.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia informou que o epicentro foi localizado a uma profundidade de apenas 10 quilômetros, considerada rasa, o que aumenta o impacto dos tremores. O governador da província, Nelson Dayanghirang Sr., relatou que 250 pacientes precisaram ser retirados de um hospital danificado e serão realocados em tendas de campanha.

Logo após o tremor, autoridades locais e internacionais emitiram um alerta de tsunami, prevendo ondas perigosas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro. O alerta foi suspenso horas depois, mas moradores da região costeira permanecem em estado de atenção.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, em Honolulu, chegou a prever marés de até três metros acima do nível normal na costa das Filipinas. Ondas menores também poderiam atingir Indonésia e Palau.

O novo terremoto ocorre uma semana após um abalo sísmico de magnitude 6,9, que atingiu a região central das Filipinas, deixando 74 mortos e centenas de feridos. O epicentro foi próximo à cidade de Bogo, na província de Cebu. O tremor foi um dos mais fortes a atingir o país em mais de uma década.

A sequência de terremotos agrava ainda mais a situação humanitária no arquipélago, que todos os anos enfrenta em média 20 tufões e tempestades, exigindo constantes esforços do governo e de grupos humanitários para ações de socorro e reconstrução.

Também nesta sexta-feira, um terremoto de magnitude 6,0 foi registrado no Mar de Bismarck, na costa da Papua-Nova Guiné. O epicentro foi localizado a 414 quilômetros ao nordeste de Lae, segunda maior cidade do país. Segundo a polícia local, não houve danos relatados até o momento.