Randolfe Rodrigues aponta Pacheco e Messias como opções para substituir Barroso no STF
Senador destaca legado do ministro e afirma que presidente Lula escolherá nome à altura da Corte
POLÍTICAO líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), comentou nesta quinta-feira, 9, sobre a saída do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) e o desafio que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá para indicar seu substituto.
Randolfe citou alguns dos nomes cotados para a vaga, como o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o advogado-geral da União, Jorge Messias. "O presidente vai dialogar, mas a escolha é dele. Tenho certeza de que encontrará um nome à altura de Barroso", afirmou.
O senador também destacou o legado do ministro: "Barroso cumpriu suas funções com amor ao Brasil, dedicação e zelo à Justiça e aos brasileiros".
Em tom de descontração, Randolfe brincou ao comparar a altura física do ex-presidente do Senado à do ministro: "Acredito que será uma decisão breve. O presidente encontrará alguém à altura de Luís Roberto Barroso. O presidente Pacheco é mais alto".
Barroso, de 67 anos, poderia permanecer no STF até os 75 anos, conforme a Constituição. O nome indicado por Lula precisará passar por sabatina no Senado e aprovação no plenário, seguindo o rito previsto para nomeações à Corte.