Conselho de Ética arquiva pedido de cassação contra André Janones
Deputado de Minas Gerais usou camiseta com protesto dentro da Câmara e não teve mandato ameaçado
POLÍTICAO Conselho de Ética da Câmara rejeitou nesta quarta-feira (8) o pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG). A solicitação foi motivada por uma manifestação do parlamentar no Congresso, quando ele vestiu uma camiseta com os dizeres “anistia é o caralh*”, em protesto contra o projeto que prevê perdão aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
O relator do caso, Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), concluiu que a atitude de Janones estava “dentro dos limites da razoabilidade” e não configura violação da imunidade parlamentar. Ele recomendou o arquivamento do processo, aprovado pelo Conselho por 13 votos a 4.
Janones ainda responde a outros dois processos no Conselho de Ética. Um deles envolve uma publicação nas redes sociais, em que chamou o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) de “assassino” e “corrupto”. O outro acusa o parlamentar de exigir que servidores de seu gabinete devolvessem parte dos salários para quitar dívidas de campanha. Ambos os casos foram apresentados pelo PL e estavam previstos para análise nesta quarta.