Carlos Guilherme | 08 de outubro de 2025 - 11h20

Incêndio controlado em parte do Parque Estadual das Nascentes em MS

Chamas se concentram em área já queimada; estratégia de contenção e chuvas ajudam no combate

MEIO AMBIENTE
Com apoio de chuvas recentes, o fogo foi reduzido significativamente - (Foto: CBMMS)

No Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), entre Alcinópolis e Costa Rica, o Corpo de Bombeiros Militar atua para manter sob controle um incêndio florestal iniciado há cerca de duas semanas. A tragédia, possivelmente causada por descarga elétrica, destruiu vegetação em áreas remotas de cânions, dificultando o combate.

Com apoio de chuvas recentes, o fogo foi reduzido significativamente. Desde o fim de semana, as chamas estão restritas a parte da vegetação já atingida anteriormente. Equipes de uma base avançada permanecem no local, inclusive durante a noite, para monitorar e conter eventuais rebotes.

Como o combate direto é inviável em trechos de difícil acesso, a estratégia adotada inclui a construção de aceiros, linhas de contenção e fogo de supressão. O uso de aeronaves como Air Tractor foi limitado pela topografia e vegetação densa. “É inviável o combate direto no solo ou o uso amplo de aviões, dada a geografia do local”, explicou o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA).

A operação conta com a participação da brigada de Alcinópolis, além de apoio da prefeitura de Costa Rica, do Imasul e de produtores rurais. Em paralelo, o Corpo de Bombeiros capacitou brigadistas locais e militares do Exército para atuar juntos.

Com as ações de contenção somadas às condições climáticas, o risco de propagação foi contido, especialmente para as áreas produtivas ao redor do parque. As equipes seguem em alerta monitorando possíveis reinícios das chamas.