Redação | 08 de outubro de 2025 - 08h55

Napoli cogitou contratar Neymar antes de investir em De Bruyne

Clube italiano discutiu internamente a chegada do craque brasileiro, mas optou pelo meia belga no planejamento da nova temporada

MERCADO DA BOLA
Neymar em ação pelo Santos com a camisa azul, terceiro uniforme do clube - (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Quando Neymar voltou ao Santos no início do ano, o clube da baixada fez questão de lançar uma camisa azul semelhante ao uniforme alternativo utilizado pela equipe entre 2011 e 2012, época em que o craque esbanjava futebol pelos gramados do Brasil. Mas o camisa 10 poderia ter defendido a cor por um time da Europa em 2025: o Napoli.

Segundo o jornal Gazzetta dello Sport, a iniciativa de levar o jogador para a Itália foi liderada pelo técnico Antonio Conte, o diretor esportivo Giovanni Manna e o presidente Aurelio De Laurentiis. O primeiro contato aconteceu em janeiro, quando ele ainda estava vinculado ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, e a contratação foi debatida até meados de maio.

O Napoli chegou a estudar uma maneira de se adequar financeiramente para viabilizar a contratação de Neymar, de 33 anos, mas a "ideia louca" foi descartada em meio ao planejamento para a temporada 2025/26.

"A ideia surge por volta de janeiro, paira no universo napolitano até maio e apaga-se, porque aí a vida muda, ao anoitecer da festa do campeonato", publicou o jornal.

O principal motivo para a desistência foi a chance de contratar o experiente meia belga Kevin de Bruyne, de 34 anos. O ídolo do Manchester City não renovou com o time inglês após nove temporadas na Premier League e ficou livre no mercado no meio do ano.

"Quando foi necessário decidir e agir, tendo Kevin De Bruyne como opção, tornou-se natural perder-se em algumas horas de reflexão e resignar-se", revela o jornal italiano.

Neymar se recupera de lesão grau 2 no reto femoral da coxa direita e deve estar à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda apenas em novembro para a reta final do Brasileirão.