Osvaldo Júnior | 08 de outubro de 2025 - 07h20

'Arena de reconhecimento': Alems homenageia profissionais do rodeio em MS

Sessão solene celebrou o Dia Nacional do Rodeio e destacou a importância da tradição sertaneja no Estado

HOMENAGEM
Sessão solene entregou Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo a 29 profissionais do rodeio - Foto: Luciana Nassa

O plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) virou uma verdadeira arena de emoções na noite desta terça-feira (7). Em comemoração ao Dia Nacional do Rodeio, celebrado em 4 de outubro, o Parlamento prestou homenagem a 29 profissionais que dedicam suas vidas ao esporte e à cultura sertaneja.

A iniciativa foi do deputado Caravina (PSDB), autor da Resolução 5/2025, que criou a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em Homenagem aos Profissionais do Rodeio. O reconhecimento reuniu peões, locutores e organizadores que contribuem para manter viva uma das tradições mais populares do interior brasileiro.

Logo na abertura, o locutor Pena Branca emocionou o público ao declamar versos de seu poema “O boia fria locutor”, que conta a própria trajetória de superação. “Tive que trocar a escola pelo cabo do machado. Cinco horas da manhã já estava no picado”, recitou, arrancando aplausos ao lembrar das origens humildes e da paixão pelo rodeio.

Para o deputado Caravina, que antes da vida pública já organizava rodeios em Bataguassu, a homenagem tem significado pessoal. “É uma alegria fazer esta homenagem, não só como deputado, mas por causa da minha história no rodeio. Sei o quanto esse esporte é importante para Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirmou.

A solenidade também serviu para dar visibilidade às demandas do setor. Caravina sugeriu a criação de um circuito estadual de rodeios, enquanto a deputada Mara Caseiro (PSDB) defendeu que locutores sejam incluídos na Fundação de Cultura do Estado, para que recebam cachês por suas apresentações. A parlamentar já apresentou uma indicação com essa proposta.

Entre os presentes estavam as deputadas Mara Caseiro e Lia Nogueira (PSDB), o prefeito de Glória de Dourados, Júlio Buguelo, o vice-prefeito de Rio Brilhante, Dr. Leonardo Arruda, e o secretário-executivo da Casa Civil, Eder Uilson França Lima (Tuta).

Falando em nome dos homenageados, Dr. Leonardo Arruda destacou a importância do reconhecimento. “Mato Grosso do Sul é um celeiro de campeões no rodeio. Temos ótimos tropeiros e locutores, mas ainda falta valorização”, afirmou. Ele citou o competidor José Vitor Leme, tricampeão mundial da Professional Bull Riders (PBR), como exemplo da força do Estado na modalidade. “Vejo este momento como uma oxigenação para o rodeio, um resgate da nossa cultura, do pantaneiro, do peão que luta no dia a dia”, completou.

Encerrando a noite, a dupla Os Matutos João Franco e Cassiano animou o público com clássicos como “60 dias apaixonado”, “Entre o rodeio e você” e “Do fundo da grota”. A música trouxe leveza ao plenário e reforçou o clima de celebração de uma tradição que mistura coragem, cultura e paixão.

Foram homenageados: Adriano Vitória do Nascimento Filho, Ariovaldo Alves Pereira (Chocolate), Claudio Antônio Straliotto, David Ortelan Santana de Rezende, Denivaldo Santana de Almeida, Ederlei Ortiz, Edilson Manfré (Tim Manfré), Edimar Ferreira (Edimar Goiano), Eduardo Felipe Franco (Dudu Furacão), Everaldo Bento (Pena Branca), Francis Carlos, Gustavo Luiz da Silva (representado por Taila Luiz da Silva), José Manoel de Oliveira (Zé Tacca), Leonardo Arruda (Dr. Leonardo), Leonardo Castro Ferreira (representado por Jaqueline Castro), Lucas Fernando Matos de Paula (Escurinho Bullfighter), Reinaldo Aivi, Rogério Carlos de Oliveira, Thiago Paulo Vieira (Thiago Coloral), Renato Pereira Nantes, Antonio Joeder Ortiz de Jesus, Leonardo Miranda Santos, Marcelo Pereira Mourão, Sidney Corrêa, Osvaldo Rodrigues Junior, José Carlos Ferreira da Silva (Zé Carlos Cowboy das Arenas), Mozart Rodrigues Monteiro Junior (Mozart Júnior), Elton Ferreira da Silva e Fabiano Duarte da Silva.