Agência Brasil | 07 de outubro de 2025 - 20h15

Anvisa suspende 69 cosméticos de uso capilar da Cosmoética, Truss e Ozonteck

Produtos sem registro ou irregulares foram proibidos de venda, fabricação, propaganda e uso

SUSPENSÃO
Anvisa suspende 69 cosméticos de uso capilar da Cosmoética, Truss e Ozonteck. - (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão e recolhimento de 69 cosméticos capilares da Cosmoética, além do produto Truss Máscara Capilar Selante Blond e de diversos itens à base de ozônio da marca Ozonteck. A decisão, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (6), também proibiu a venda, fabricação, distribuição, propaganda e uso desses produtos.

Motivo da suspensão

Segundo a Anvisa, os cosméticos da Cosmoética não possuem registro na agência, tendo sido apenas notificados — um procedimento mais simples usado para produtos de baixo risco. O mesmo se aplica à máscara capilar da Truss, que também precisa de registro, mas foi apenas notificada. Quanto aos produtos da Ozonteck, apesar de registrados como cosméticos, o fabricante alegou atividade farmacológica, o que não é permitido.

Produtos da Cosmoética suspensos

Incluem linhas de:

Produtos Truss suspensos

Produtos Ozonteck suspensos

Orientação à população

A Anvisa alerta que produtos sem registro ou regularização podem apresentar riscos à saúde, sem garantia de qualidade, segurança ou eficácia. A agência recomenda que não sejam utilizados e disponibiliza canais para denúncias: Ouvidoria da Anvisa ou Central de Atendimento 0800 642 9782.