07 de outubro de 2025 - 15h15

João Fonseca é confirmado no Rio Open 2026 e disputará torneio em casa pela quarta vez

Número 1 do Brasil e destaque do circuito mundial, carioca retorna ao ATP 500 no Rio, onde iniciou carreira profissional

TÊNIS
João Fonseca retorna ao Rio Open em 2026, quatro anos após alcançar as quartas de final no torneio em casa - Divulgação/ATP Tour

Principal nome do tênis brasileiro na atualidade, o carioca João Fonseca, de 18 anos, foi confirmado como um dos participantes do Rio Open 2026. O torneio, de nível ATP 500, será disputado entre os dias 14 e 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Atual número 43 do ranking da ATP e o mais jovem jogador dentro do top 100 mundial, Fonseca disputará o Rio Open pela quarta vez na chave principal, consolidando sua trajetória de ascensão no circuito profissional. O torneio tem papel simbólico na carreira do tenista, que acompanhava as edições como espectador desde 2014, quando tinha apenas sete anos.

Do sparring ao top 100

“O Rio Open é um torneio muito especial para mim. Já fui como torcida, como sparring e foi onde joguei meu primeiro ATP”, lembrou Fonseca, que atuou como sparring oficial do torneio em 2022 e, no ano seguinte, estreou na chave principal com um convite da organização.

A relação afetiva com o evento é antiga. O tenista começou a se apaixonar pelo esporte ao assistir aos jogos das primeiras edições do torneio, tendo Rafael Nadal como uma de suas inspirações. “Foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira”, destacou.

Em 2024, Fonseca começou a chamar a atenção ao alcançar as quartas de final do Rio Open, vencendo nomes como Arthur Fils e Cristian Garin. Em 2025, retornou ao torneio após conquistar seu primeiro ATP em Buenos Aires, mas acabou eliminado na estreia diante do francês Alexandre Müller.

Além do título argentino, o brasileiro venceu o Next Gen ATP Finals, em Jeddah, e foi campeão dos torneios challenger de Phoenix, Canberra e Lexington. Em 2025, completou a primeira temporada como profissional disputando os quatro Grand Slams do circuito e vencendo jogos em todos.

Ídolo local e símbolo da nova geração

Luiz Carvalho, diretor do Rio Open, ressaltou o vínculo entre o evento e a trajetória de Fonseca. “A história do João se mistura com a do Rio Open – ele iniciou a carreira aqui e nos acompanha desde a primeira edição. É raro um jogador ter a oportunidade de disputar um ATP 500 praticamente no quintal de casa”, afirmou.

Fonseca se junta ao italiano Lorenzo Musetti, medalhista olímpico e atual top 10 do mundo, como um dos nomes já confirmados para o torneio de 2026. A organização do evento ainda divulgará outras participações ao longo dos próximos meses.