Mateus Maia e Cícero Cotrim | 07 de outubro de 2025 - 11h40

Haddad afirma que Lula pode ser favorito nas eleições presidenciais

Ministro diz que medidas sociais e micro-reformas contribuem para competitividade do presidente nas eleições

POLÍTICA
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tudo para ser competitivo e até favorito nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, Haddad destacou a importância de medidas como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000.

Segundo o ministro, a isenção do IR dará aos trabalhadores a sensação de quase receber um 14º salário, o que, na visão dele, ajudará na percepção positiva do governo.

“Então eu acredito que, quando o trabalhador brasileiro chegar em fevereiro e verificar que o salário dele não teve desconto e que alguns deles vão ter a sensação de quase ganhar um 14º salário, penso que isso vai ajudar muito”, afirmou Haddad.

O ministro também comentou sobre a queda da taxa de juros do crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada, atribuída à concorrência no setor.

Haddad ressaltou ainda que existem muitas reformas microeconômicas pendentes no Congresso e que ele apresentou propostas aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Temos uma agenda micro muito importante e eu mandei, a pedido tanto do senador Davi quanto do presidente Hugo, a lista de projetos que estariam prontos para aprovar, seja porque já passaram por uma das casas ou porque já existe um relatório consensuado”, explicou.

O ministro afirmou que não acredita em descontinuidade de obras e programas sociais do governo, reforçando a continuidade das políticas adotadas até o momento.