Mateus Maia e Cícero Cotrim | 07 de outubro de 2025 - 09h30

Haddad reforça que não será candidato em 2026 e afirma: "Posso ajudar Lula de outras formas"

Ministro da Fazenda diz que terá conversa com o presidente Lula para definir como poderá contribuir nas eleições do próximo ano

ELEIÇÕES 2026
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa. - (Foto: WILTON JUNIOR)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou nesta terça-feira (7) que não será candidato nas eleições de 2026, mas pretende seguir colaborando com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada durante participação no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

"Eu não pretendo ser candidato no ano que vem. Eu creio que posso ajudar de várias outras maneiras o presidente Lula. Vou estar engajado", afirmou Haddad.

Segundo ele, ainda haverá um encontro com Lula para discutir seu papel durante o processo eleitoral de 2026. “Vou ter uma conversa com o presidente sobre isso, provavelmente, e vou colocar meu ponto de vista de como acredito que posso colaborar melhor”, declarou.

Cotado em momentos anteriores como possível nome do PT para disputar cargos eletivos, Haddad tem reiterado seu foco na condução da política econômica e no compromisso de manter as contas públicas sob controle.

A fala do ministro ocorre em meio a movimentações internas do PT e de aliados para montar as estratégias eleitorais do próximo ano, que deve contar com forte atuação do governo federal nas campanhas locais.