Haddad prevê inflação na meta em 2025
Ministro da Fazenda diz que índice pode ficar dentro da banda já neste ano e aposta na menor taxa em quatro anos de governo Lula
INFLAÇÃOO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a inflação segue em trajetória de queda e pode ficar dentro da banda de meta ainda em 2025. A meta é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Em entrevista à TV Record nesta segunda-feira, Haddad disse que o Banco Central já contribuiu para o controle de preços, embora tenha mantido uma política de juros considerada “exagerada” por parte do mercado.
“A inflação já está em queda. O Banco Central fez a sua parte. Alguns reputam até exageradamente, pelo nível da taxa de juros”, afirmou.
Segundo o ministro, o índice deste ano deve ser igual ou menor que o de 2024, podendo já ficar dentro da banda. “Talvez este ano já esteja dentro da banda”, completou.
Haddad também afirmou que, ao fim do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o país deve registrar a menor inflação acumulada em quatro anos desde o Plano Real.
“Vão ser os quatro anos com a menor taxa de inflação acumulada. Isso eu posso garantir”, disse.
Justiça tributária e Imposto de Renda
Na entrevista, o ministro voltou a defender o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, destacando que a medida faz parte da agenda de justiça tributária e combate às desigualdades.
“Nunca colocamos o dedo nessa ferida como estamos fazendo agora”, afirmou Haddad.
Ele demonstrou confiança de que o Senado vai repetir a aprovação unânime da Câmara, destacando a “grande simpatia” do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), pela proposta.
O projeto de lei do Imposto de Renda foi aprovado por 493 votos a favor e nenhum contrário, com apoio inclusive da oposição. Agora, o texto segue para análise dos senadores.