Da Redação | 06 de outubro de 2025 - 19h35

Autora potiguar que vive em MS relança livro de poesia em projeto estadual

Obra de Goretti di Moura, É Assim que Eu Vejo as Estrelas, ganha nova edição e chega a bibliotecas públicas pelo Projeto Leia MS

POESIA
Poesia de Goretti di Moura ganha nova edição e chega às bibliotecas públicas pelo Projeto Leia MS. - (Foto: Divulgação)

As estrelas de Goretti di Moura não estão só no céu — estão nas pessoas, nos sentimentos e nas pequenas coisas do dia a dia. É assim que ela enxerga o mundo e transforma tudo em poesia. O livro É Assim que Eu Vejo as Estrelas, um dos mais conhecidos da autora, acaba de ser relançado pelo Projeto Leia MS, que leva obras de escritores sul-mato-grossenses para bibliotecas públicas de todo o Estado.

Natural de Patu (RN) e morando em Mato Grosso do Sul desde 1980, Goretti construiu uma carreira marcada por muitas formas de arte. É escritora, professora, arte-educadora e compositora, com 17 livros publicados. Já participou de Bienais do Livro no Rio e em São Paulo, além de programas culturais de TV.

Com linguagem simples e cheia de emoção, a autora diz que quis escrever um livro que despertasse o gosto pela leitura, especialmente entre os jovens. “Queria que fosse um livro de cabeceira, que tocasse as pessoas”, conta.

O relançamento faz parte do Projeto Leia MS, que incentiva a leitura e a valorização de autores locais. Cem exemplares foram entregues em setembro à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e já estão sendo distribuídos para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/MS).

Além da versão impressa, o livro também está disponível gratuitamente no aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, por dois anos. Como parte do projeto, Goretti preparou ainda um roteiro de leitura e um vídeo de apresentação para ajudar estudantes e professores a conhecerem melhor a obra.

O projeto é uma parceria da Fundação de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo de Mato Grosso do Sul, dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Para Goretti, ver seu livro alcançar mais leitores é motivo de alegria e gratidão. “A poesia é uma forma de enxergar a vida com amor e esperança”, resume.